A Influência do Tamanho da Empresa na Informação Contábil: Evidências em Empresas Large Caps e Small Caps Listadas na BM&FBovespa

Autores

  • Karen Yukari Yokoyama
  • Vitor Gomes Baioco Maestría en Ciencias Contables por la Universidad Federal de Espírito Santo – UFES.
  • William Brasil Rodrigues Sobrinho Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)
  • Alfredo Sarlo Neto Professor Adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v9i3.1275

Palavras-chave:

Níveis de Capitalização, Porte das Empresas, Aspectos da Informação Contábil.

Resumo

O presente trabalho investigou a relação de aspectos da informação contábil com o nível de capitalização das empresas listadas na Bolsa de Valores de São Paulo, classificadas em Large Caps ou Small Caps, empresas de maior e menor capitalização, respectivamente, no período de 2010 a 2012. Foram abordadas três métricas da informação contábil: informatividade, conservadorismo e relevância, por meio da aplicação dos modelos da informatividade dos lucros de Easton e Harris (1991), o modelo de conservadorismo condicional de Basu (1997) e o modelo de value relevance, baseado em Ohlson (1995). Os resultados apontaram que embora as Large Caps apresentem maior grau de conservadorismo, seus números contábeis mostraram-se menos informativos e mais relevantes em comparação às Small Caps. Devido à maior produção de informação privada (predisclosure) em torno das empresas de maior porte, o mercado tenderia a responder com menos força ou surpresa à publicação das informações contábeis dessas empresas, ao passo que a própria escassez de informação antecipada, tornaria o efeito da divulgação desses números mais preponderante para as empresas de menor porte (Small Caps).

Biografia do Autor

Karen Yukari Yokoyama

Mestra em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

Vitor Gomes Baioco, Maestría en Ciencias Contables por la Universidad Federal de Espírito Santo – UFES.

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

William Brasil Rodrigues Sobrinho, Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

Alfredo Sarlo Neto, Professor Adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (FEA/USP)

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Publicado

30-09-2015

Como Citar

Yokoyama, K. Y., Baioco, V. G., Rodrigues Sobrinho, W. B., & Sarlo Neto, A. (2015). A Influência do Tamanho da Empresa na Informação Contábil: Evidências em Empresas Large Caps e Small Caps Listadas na BM&FBovespa. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 9(3). https://doi.org/10.17524/repec.v9i3.1275

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