AVALIAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE A PERFORMANCE E A TAXA DE ADMINISTRAÇÃO DOS FUNDOS DE AÇÕES ATIVOS BRASILEIROS
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v1i3.13Palavras-chave:
Performance, Taxa de Performance, Fundo de Ações Ativos BrasileirosResumo
O objetivo deste estudo é investigar a existência, ou não, da relação entre a taxa de administração atribuída às instituições administradoras dos fundos de investimento e a performance (risco x retorno) dos mesmos fundos. A população de fundos de ações ativos é representada por 127 fundos de investimento do tipo Ações IBOVESPA Ativo e 56 fundos de investimento do tipo Ações IBX Ativo. Deste total, foram analisados 82 fundos pertencentes ao primeiro grupo e 32 pertencentes ao segundo grupo. Como estratégia metodológica, foi realizada inicialmente uma pesquisa bibliográfica, além de uma pesquisa empírica (ex-post facto), na amostra selecionada. As análises foram feitas utilizando-se gráficos de dispersão e cálculo das correlações. Como conclusão, verifica-se que a correlação entre a taxa de administração e a performance (representada pelo Índice Sharpe) é fraca, não se encontrando evidências para afirmar que os fundos que cobram as maiores taxas de administração produzem as melhores performances. Como complemento dos resultados apresentados, verifica-se que existem outras variáveis que influenciam a performance dos fundos, fazendo-se necessárias investigações complementares.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na REPeC.
c) Os artigos e resenhas publicados na REPeC são de responsabilidade exclusiva dos autores.
d) Após sua aprovação, os autores serão identificados em cada artigo, devendo informar à REPeC sua instituição de ensino/pesquisa de vínculo e seu endereço completo.