O Que me Ensina a Ensinar? Um Estudo Sobre Fatores Explicativos das Práticas Pedagógicas no Ensino de Contabilidade
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v11i2.1531Palavras-chave:
Práticas Pedagógicas, Ensino em Contabilidade, Ensino ativoResumo
Este artigo identificou as práticas pedagógicas de 164 professores de Ciências Contábeis do Estado da Bahia, segregadas em ativas ou passivas, com maior ou menor participação discente, respectivamente. Aspectos como tipo de instituição de ensino, modalidade do ensino, experiência e capacitação pedagógica do docente, conteúdo programático, quantidade de alunos e avanço no curso foram posteriormente empregadas como possíveis variáveis explicativas das práticas. O diagnóstico construído com estatísticas descritivas e testes de Mann-Whitney revelou um ensino essencialmente passivo, com reduzida participação do discente. As variáveis independentes não foram capazes de explicar as práticas pedagógicas. Contradições foram encontradas no uso de práticas que caracterizam um ensino ativo como seminários, debates e discussão de casos por professores com marcantes características de ensino passivo, o que pode indicar um uso incompleto ou inadequado dessas práticas, que poderiam estar em uso de modo essencialmente passivo, comprometendo a eficácia da aprendizagem.Referências
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