Competências Empreendedoras e Desempenho dos Cursos de Graduação: Um Estudo de suas Relações a partir da Percepção dos Diretores de Centro

Autores

  • Suzete Antonieta Lizote Universidade do Vale do Itajai
  • Miguel Angel Verdinelli Universidade do Vale do Itajai
  • Luciana Merlin Bervian Universidade do Vale do Itajai
  • Sabrina Nascimento UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v12i2.1573

Palavras-chave:

Competências Empreendedoras, Avaliação, Diretores de Centro, Coordenadores de Cursos

Resumo

Contexto e Objetivo: A pesquisa tem como objetivo avaliar como os diretores de centro das universidades percebem as competências empreendedoras dos coordenadores dos cursos da unidade acadêmica que dirigem. E como elas se relacionam aos desempenhos desses cursos, segundo a mensuração que efetua o Ministério da Educação. Método: Para alcançar esse resultado desenvolveu-se uma pesquisa de survey utilizando o modelo de Cooley (1990, 1991) para medir as competências empreendedoras. Os métodos estatísticos usados incluíram análise fatorial e de correlações. A amostra contemplou 61 cursos, repartidos entre três universidades: uma pública e duas comunitárias. Resultados esperados: Os achados permitem confirmar que as competências empreendedoras que possuem os coordenadores, segundo a percepção dos seus superiores, se relacionam com o desempenho de modo positivo e significativo ao considerar as competências de modo conjunto. Mas, quando se analisam segundo a proposta de Cooley, as competências do conjunto realização não mostram associação com o desempenho. Para os conjuntos planejamento e poder sim possuem vínculo positivo e significante com o desempenho. As implicâncias práticas destes achados podem se relacionar ao melhoramento da gestão das unidades acadêmicas.

Biografia do Autor

Suzete Antonieta Lizote, Universidade do Vale do Itajai

Professora titular da Universidade do Vale do Itajai

Miguel Angel Verdinelli, Universidade do Vale do Itajai

Professor titular da Universidade do Vale do Itajai

Luciana Merlin Bervian, Universidade do Vale do Itajai

Professora titular da Universidade do Vale do Itajai

Sabrina Nascimento, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

Coordenadora do curso de Ciências Contábeis da UNOESC, Doutora em Administração e Turismo pela UNIVALI, Mestre em Ciências Contábeis pela FURB, Bacharel em Ciências Contábeis pela UFSC e Professora do curso de Administração e Ciências Contábeis da Universidade do Oeste de Santa Catarina

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Publicado

25-05-2018

Como Citar

Lizote, S. A., Verdinelli, M. A., Bervian, L. M., & Nascimento, S. (2018). Competências Empreendedoras e Desempenho dos Cursos de Graduação: Um Estudo de suas Relações a partir da Percepção dos Diretores de Centro. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 12(2). https://doi.org/10.17524/repec.v12i2.1573

Edição

Seção

Artigos