Formação de Preços na Cooperativa Agropecuária CALU: o Dilema da Produção do Leite
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v12i1.1574Palavras-chave:
Gestão de preço, Cooperativa, CustosResumo
Contexto e objetivo: Este caso para ensino tem como objetivo estimular o entendimento de aspectos relacionados à gestão de custos e às abordagens utilizadas para a determinação de preço de venda. Elaborado para ser discutido em cursos de graduação, nas disciplinas na área de Contabilidade Gerencial, especificamente, na Gestão de Custos, o caso trata de um problema enfrentado por uma cooperativa de leite em que os cooperados são responsáveis por fornecer a principal matéria-prima da produção: o leite. Desse modo, esses cooperados entendem que deveriam receber um pagamento que correspondesse às suas expectativas, pois foi para isso que criaram a cooperativa, não sendo, entretanto, o que tem acontecido. Método: Os dados para a elaboração do caso foram obtidos pelo uso da técnica de entrevistas semi-estruturadas realizadas com os gestores. Foi realizada uma visita à fabrica da cooperativa, a fim de conhecer o processo produtivo e aplicou-se também a pesquisa documental autorizada pela empresa. Resultados esperados: Espera-se que o caso promova nos participantes uma reflexão acerca da gestão de custos e das abordagens propostas para a formação de preço de venda envolvendo os consumidores e concorrência. O caso propõe, ainda, que seja realizada a análise da margem de contribuição dos produtos no processo decisorial da organização em estudo.Referências
Bruni, A. L. & Famá, R. (2008). Gestão de custos e formação de preços: com aplicações na calculadora HP 12C e Excel. 5ª. ed. São Paulo: Atlas.
Carli, S. B.; Marcello, I. E.; Gomes, G., & Hein, N. (2012). Métodos de atribuição de custos conjuntos aplicados ao setor de laticínio: estudo de caso no laticínio Boa Esperança do Iguaçu Ltda. Revista Custo e @gronegócio (online), Recife, 8(1), pp. 02-23.
Canever, F. P.; Lunkes, R. J.; Schnorrenberger, D. & Gasparetto, V. (2012). Formação de Preços: um estudo em empresas industriais de Santa Catarina. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ (online), Rio de Janeiro, 17(2), pp. 14-27
Catelli, A. (coordenador). (2007). Controladoria: uma abordagem da gestão econômica – GECON. São Paulo: Atlas.
Horngren, C. T.; Datar, S. M.; Foster, G. (2006). Contabilidade de Custos: uma abordagem gerencial. 11ª. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall.
Maher, M. (2001). Contabilidade de custos: criando valor para a administração. São Paulo: Atlas.
Martins, E.(2008). Contabilidade de Custos. 9ª. ed. São Paulo: Atlas.
Megliorini, E. (2007). Custos: análise e gestão. 2ª. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na REPeC.
c) Os artigos e resenhas publicados na REPeC são de responsabilidade exclusiva dos autores.
d) Após sua aprovação, os autores serão identificados em cada artigo, devendo informar à REPeC sua instituição de ensino/pesquisa de vínculo e seu endereço completo.