Inflação Interna, Gestão e Controle de Custos: uma Experiência de Sucesso em uma Multinacional Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v12i1.1642Palavras-chave:
Sistema de Controle e contabilidade gerencial, Gestão de custos e formação de preços, Inflação interna, Corporações multinacionais (MNCs), Mercados emergentesResumo
Objetivo: Analisar as contribuições do dimensionamento da inflação interna para estratégias de gestão e controle de custos e formação de preços em uma corporação multinacional (MNC). Metodologia: Consistiu no desenvolvimento de uma abordagem específica para o cálculo do índice de preços próprios (IPP), alicerçada em um estudo de caso quantitativo e qualitativo de abordagem descritiva em uma MNC de classe mundial. Resultados: Baseado nas teorias de estratégia e controle gerencial foi possível concluir que (i) a MNC obteve benefícios em usar uma metodologia específica ao invés de índices de inflação tradicionais do mercado; e que (ii) o IPP foi uma ferramenta de controle e contabilidade gerencial capaz de instrumentalizar a empresa, diferenciando-a nas negociações de preço em sua respectiva cadeia produtiva. Em conjunto, percebeu-se o (iii) quão importante é a utilização efetiva do IPP para a empresa conhecer profundamente seus custos, contabilizá-los, controlá-los e geri-los adequadamente, estabelecendo uma política de preços condizente com os seus objetivos estratégicos. Contribuições: Além da originalidade da pesquisa, advinda da carência de estudos sobre inflação interna no contexto de indústrias MNCs, o estudo amplia o corpo teórico sobre o tema, evidenciando também o papel do IPP como ferramenta de gestão e controle de custos e formação de preços em MNCs – questão que interessa a grande parte das empresas, estudiosos e sociedade, em função da relevância desse tipo de empresas para a economia e o mercado.Referências
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