O ensino da Contabilidade em Portugal no século XVIII:a Aula do Comércio

Autores

  • Miguel Carvalho Lira Instituto Superior de Contabilidade e Admnistração de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v5i1.195

Palavras-chave:

Aula do Comércio, História da Contabilidade, Partidas Dobradas, Portugal, Ensino.

Resumo

A criação da Aula do Comércio, em 1759, foi de vital importância para o desenvolvimento da Contabilidade em Portugal e nos seus territórios ultramarinos, incluindo o Brasil. Assim,este trabalho tem por objectivo dar a conhecer o programa escolar dos primeiros cursos deste estabelecimento de ensino, com especial ênfase para o ensino da Contabilidade, e os diversos aspectos do seu funcionamento. Existe, igualmente, o propósito de explanar sobre a importância dessa instituição na evolução do pensamento contabilístico português. Para ser possível a sua concretização, este estudo elege, como metodologia, uma abordagem qualitativa e, como método de investigação, o bibliográfico. A principal conclusão a reter deste trabalho passa pela referência do pioneirismo dessa instituição no ensino da Contabilidade pelo método das partidas dobradas em território português, derivando daqui o elevado interesse da instituição.

Biografia do Autor

Miguel Carvalho Lira, Instituto Superior de Contabilidade e Admnistração de Coimbra

Docente do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra - ISCAC Mestre em Contabilidade e Auditoria Doutorando na área de Gestão

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Publicado

27-04-2011

Como Citar

Lira, M. C. (2011). O ensino da Contabilidade em Portugal no século XVIII:a Aula do Comércio. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 5(1), 50–72. https://doi.org/10.17524/repec.v5i1.195

Edição

Seção

Artigos