A percepção sobre ética de estudantes de curso de graduação em Ciências Contábeis
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v5i1.228Palavras-chave:
Ética Profissional, Formação Profissional, Contabilista, Kant.Resumo
A sociedade atual passa por uma crise moral que é diariamente noticiada pelos meios de comunicação sob a forma de violência, corrupção e fraudes, entre outros. Nesse contexto, o uso da palavra moral tem sido trivial, muitas vezes com certa debilidade semântica. É necessário, então, reabilitar o exato sentido do termo, bem como seu estudo,objeto de interesse da ética. Assim, o objetivo desse artigo é traçar a percepção sobre o perfil prático moral e teórico moral de contabilistas em processo de formação. Para tanto,é realizada uma pesquisa quantitativa com graduandos de Contabilidade em uma IES por meio de questionários fechados, com 232 alunos, sob a ótica da ética kantiana. Os resultados indicam que os alunos têm julgamento moral condizente com o perfil esperado de futuros profissionais, sendo o aprendizado maior para aqueles mais próximos do final do curso. No entanto, apresentam lacunas em sua formação, ao não entenderem claramente o conceito de ética, bem como não conhecerem o Código de Ética Profissional do Contabilista, embora o julguem importante. Os resultados indicam uma tendência a agir de acordo com inclinações, ferindo o princípio do imperativo categórico de Kant.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na REPeC.
c) Os artigos e resenhas publicados na REPeC são de responsabilidade exclusiva dos autores.
d) Após sua aprovação, os autores serão identificados em cada artigo, devendo informar à REPeC sua instituição de ensino/pesquisa de vínculo e seu endereço completo.