Diversificação do treinamento em organizações contábeis: uma análise empírica utilizando modelos de contagem
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v5i0.232Palavras-chave:
Serviços Profissionais, Organizações Contábeis, Treinamento, Modelos de Contagem.Resumo
Este trabalho tem por objetivo testar hipóteses acerca da influência de características organizacionais sobre a diversificação das atividades de treinamento eventualmente praticadas por empresas prestadoras de serviços profissionais contábeis. Como suporte empírico, foi utilizada uma amostra de conveniência gerada no estado do Rio de Janeiro a partir da resposta de 531 organizações a um questionário postal contendo 38 questões de diversos tipos. Dessas questões, foram exploradas as mais diretamente relacionadas à oferta de oportunidades de treinamento aos empregados. Utilizando a especificação e estimação de dois modelos de regressão múltipla, foi possível encontrar que a diversidade do treinamento está positivamente associada ao número de empregados, à atividade inovadora, à diversidade dos serviços ofertados e a duas variáveis representando atenção ao mercado, mas não se vincula à idade nem à localização da organização. Esses resultados interessam não somente à programação de treinamento pelos gestores internos, ajudando-os a antecipar demandas ou aproveitar oportunidades, mas também a organizações que forneçam tais programas, tanto privadas quanto públicas, incluindo conselhos profissionais.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na REPeC.
c) Os artigos e resenhas publicados na REPeC são de responsabilidade exclusiva dos autores.
d) Após sua aprovação, os autores serão identificados em cada artigo, devendo informar à REPeC sua instituição de ensino/pesquisa de vínculo e seu endereço completo.