Desenvolvimento Cognitivo e Afetivo dos estudantes de Contabilidade – influência do Método de Caso à luz da Taxonomia de Bloom

Autores

  • Michele Urrutia Heinz Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Alexandre Costa Quintana Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Ana Paula Capuano da Cruz Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v13i4.2363

Palavras-chave:

Método de caso, Desenvolvimento cognitivo e afetivo, Taxonomia de Bloom

Resumo

Objetivo: avaliar o desenvolvimento cognitivo e afetivo alcançado com a técnica de ensino de método de caso, com base na Taxonomia de Bloom em estudantes do curso de Ciências Contábeis de uma Instituição Federal de Ensino Superior.

Método: quase-experimento em grupo de alunos (intacto sem seleção), na disciplina de Estrutura das Demonstrações Contábeis do 4ª semestre, durante o primeiro semestre de 2018.

Resultados: revelam que a utilização de uma técnica de ensino ativa, como um instrumento complementar, possui a capacidade de influenciar no nível de desenvolvimento cognitivo e afetivo alcançado pelos estudantes, estimulando também, a tomada de decisão, comunicação e a resolução de problemas, além de propiciar um ambiente de aprendizagem mais interativo, dinâmico, reflexivo e motivador, tornando os estudantes responsáveis pela própria aprendizagem, proporcionando assim, ação e interação do sujeito com o seu objeto de estudo, elementos essenciais e pertinentes para a construção de conhecimento.

Contribuições: os dados levantados nesta pesquisa permitem inferir que o uso do método de caso, como técnica complementar de ensino, contribuiu com o desenvolvimento da aprendizagem superficial, pois ampliou o nível de desenvolvimento mais básico, além de auxiliar na ampliação de todos os níveis cognitivos de forma parcial e proporcionar a motivação nos estudantes.

Biografia do Autor

Michele Urrutia Heinz, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, na linha de Educação e Pesquisa em Contabilidade. Desenvolvendo ações na Pró Reitoria Administração e Planejamento, na Diretoria de Administração Financeira e Contábil, como Servidora da Universidade Federal do Rio Grande.

Ana Paula Capuano da Cruz, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (FEA/USP), Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Especialista e Graduada em Ciências Contábeis pela FURG. É professora Adjunta do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e leciona nos cursos de Graduação e Especialização (Lato Sensu) em Ciências Contábeis e nos Programas de Pós Graduação em Contabilidade (PPGCONT-FURG - mestrado acadêmico) e Administração (PPGA-FURG - mestrado acadêmico). Atua, principalmente, nas linhas de pesquisa de Controle Gerencial e Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade.

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Publicado

20-12-2019

Como Citar

Urrutia Heinz, M. ., Costa Quintana, A., & Capuano da Cruz, A. P. (2019). Desenvolvimento Cognitivo e Afetivo dos estudantes de Contabilidade – influência do Método de Caso à luz da Taxonomia de Bloom. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 13(4). https://doi.org/10.17524/repec.v13i4.2363

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