Percepção de Transparência nas Instituições de Ensino

proposição e validação de instrumento

Autores

  • Kelmara Mendes Vieira Universidade Federal de Santa Maria
  • Daniela Pegoraro Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Monize Sâmara Visentini Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v14i1.2375

Palavras-chave:

transparência ativa, transparência passiva, escala, Lei de Acesso à Informação

Resumo

Objetivo: Muito se avançou na construção de indicadores que analisam a transparência das instituições públicas e governos tendo como base os aspectos legais. Entretanto, ainda há uma carência de estudos que avaliem a transparência a partir da percepção dos atores sociais, ou seja, da sociedade para a qual os esforços de transparência são praticados. Assim, este trabalho propõe um instrumento de avaliação da transparência ativa e passiva em instituições de ensino, na percepção dos atores sociais.

Método: A validação do modelo teórico proposto, aplicado com 1070 atores de uma instituição federal de ensino, foi conduzida a partir da utilização de técnicas para a análise da validade convergente e discriminante, da confiabilidade e da unidimensionalidade do instrumento.

Resultado: Os resultados indicaram a adequação dos três construtos propostos (Gestão Institucional, Acesso à Informação e Transparência Passiva) e confirmaram as três hipóteses.

Contribuições: Uma metodologia de aplicação e uma classificação são sugeridas, visando permitir que qualquer instituição de ensino possa avaliar a percepção de transparência Ativa e Passiva dos seus atores sociais.

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Publicado

31-03-2020

Como Citar

Mendes Vieira, K., Pegoraro, D. ., & Sâmara Visentini, M. (2020). Percepção de Transparência nas Instituições de Ensino: proposição e validação de instrumento . Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 14(1). https://doi.org/10.17524/repec.v14i1.2375

Edição

Seção

Artigos