INFLUÊNCIA DO DESEMPENHO ACADÊMICO NA PERCEPÇÃO DE JUSTIÇA NO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Karla Luisa Costa Sabino Universidade Federal de Alfenas
  • Jacqueline Veneroso Alves da Cunha Universidade Federal de Minas Gerais
  • Romualdo Douglas Colauto Universidade Federal do Paraná
  • José Roberto de Souza Francisco Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v13i4.2382

Palavras-chave:

Justiça no Ambiente de Aprendizagem., Ciências Contábeis., Universidades Federais.

Resumo

Objetivo: Buscar evidências que permitam identificar a relação existente entre o desempenho acadêmico de alunos de graduação em ciências contábeis e sua percepção de justiça acadêmica, segregadas nas dimensões distributiva, procedimental e interacional.

Método: Consiste em uma abordagem qualitativa e quantitativa, que teve como amostra 534 alunos de graduação de Ciências Contábeis de nove universidades federais mineiras. Para abordagem quantitativa foram aplicados questionários que buscaram captar a percepção de justiça em suas três dimensões (variáveis dependentes), o desempenho acadêmico (variável explicativa) e oito variáveis de controle. Para abordagem qualitativa foram realizadas entrevistas.

Resultados: As análises quantitativas indicam que das nove variáveis testadas, apenas três variáveis se mostraram estatisticamente significativa: a variável gênero para a justiça procedimental, a variável turno para justiças procedimental e interacional e a variável reprovação para todas as três dimensões de justiça. Em termos qualitativos, os achados mostram que os alunos associam a justiça no ambiente de aprendizagem, de maneira geral, principalmente à figura do professor.

Contribuições: O estudo contribui para a literatura no sentido de identificar como se dá o ambiente acadêmico pela ótica dos alunos, no que tange sua percepção de justiça, concluindo, que o relacionamento com o professor, influencia na sua percepção de justiça.

Biografia do Autor

Karla Luisa Costa Sabino, Universidade Federal de Alfenas

Mestra em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017), possui pós-graduação (Lato sensu) em Finanças e Controladoria pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014) e graduação em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2013). Atua principalmente nas seguintes áreas: contabilidade financeira, contabilidade ambiental, divulgação da informação contábil, educação e pesquisa em contabilidade. Atualmente é professora assistente na Universidade Federal de Alfenas.

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Publicado

20-12-2019

Como Citar

Sabino, K. L. C., Veneroso Alves da Cunha, J. ., Colauto, R. D., & de Souza Francisco, J. R. (2019). INFLUÊNCIA DO DESEMPENHO ACADÊMICO NA PERCEPÇÃO DE JUSTIÇA NO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 13(4). https://doi.org/10.17524/repec.v13i4.2382

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