UM ESTUDO SOBRE AS PUBLICAÇÕES CONTÁBEIS SOB O FOCO DA SEMIÓTICA
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v7i1.257Palavras-chave:
Contabilidade, Semiótica, Análise do discurso.Resumo
Este artigo teve por objetivo analisar as contribuições da utilização dos ensinamentos da semiótica na Contabilidade. O desenvolvimento efetivo da semiótica como ciência moderna, cujo objeto é toda forma de linguagem, somente foi reconhecido entre os séculos XVIII e XIX. Desde então, diversos autores dedicaram-se a estudar este tema, utilizando a semiótica como um instrumento de análise de outras ciências. A Contabilidade, vista como uma ciência, é classificada por muitos autores como uma linguagem, e assim pode ser analisada através dos preceitos da semiótica. Este estudo utiliza-se da pesquisa bibliográfica e da análise de conteúdo realizada sobre os artigos publicados a respeito do assunto nos seguintes congressos: Associação Brasileira de Custo, USP de Controladoria e Contabilidade e Encontros da ANPAD. Além deles, também se pesquisou em 22 revistas científicas internacionais de Contabilidade. O estudo conclui que tanto em congressos brasileiros quanto em revistas científicas internacionais tem havido poucas contribuições teóricas e, principalmente, práticas sobre o uso da semiótica na Contabilidade.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na REPeC.
c) Os artigos e resenhas publicados na REPeC são de responsabilidade exclusiva dos autores.
d) Após sua aprovação, os autores serão identificados em cada artigo, devendo informar à REPeC sua instituição de ensino/pesquisa de vínculo e seu endereço completo.