A PESQUISA E DESENVOLVIMENTO E OS PREÇOS DAS AÇÕES DAS EMPRESAS BRASILEIRAS:UM ESTUDO EMPÍRICO NA BOVESPA
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v6i3.283Palavras-chave:
Pesquisa e Desenvolvimento, Preço da ação, Value-Relevance, Bovespa,Resumo
O presente estudo tem por objetivo identificar a relação entre os gastos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) com o preço das ações das empresas brasileiras registradas na Bovespa dando continuidade aos estudos de Lopes (2001;2002) e Rezende (2005) sobre value-relevance da informação contábil no Brasil. Esta pesquisa empírico-análitica foi baseada no modelo de Collins et al. (1997), que é uma proxy do modelo Residual Income Valuation (RIV) de Ohlson (1995) e na classificação de intensidade tecnológica da pesquisa de Chan et al. (1990), realizada nos Estados Unidos da América. Tomaram-se como amostra as empresas brasileiras registradas na Bovespa, abrangendo o período de 1996 a 2006. Por meio de regressões múltiplas, identificou-se que os gastos em P&D não são estatisticamente significantes para o preço das ações das empresas estudadas. Tais conclusões não ratificam a pesquisa de Chan et al. (1990), porém reforçam os estudos de Ohlson (1995), Lopes (2001; 2002) e complementa o estudo de Rezende (2005), uma vez que o estudo evidencia que o lucro continua estatisticamente significante para o preço da ação, apresentando relação positiva mesmo após a dedução dos gastos em P&D contabilizados à despesa. Situação diferente ocorre para o PL (Patrimônio Líquido), que deixou de ser estatisticamente significante e de apresentar relação com o preço da ação, após ser deduzido os gastos em P&D contabilizado como investimento.Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na REPeC.
c) Os artigos e resenhas publicados na REPeC são de responsabilidade exclusiva dos autores.
d) Após sua aprovação, os autores serão identificados em cada artigo, devendo informar à REPeC sua instituição de ensino/pesquisa de vínculo e seu endereço completo.