Nota Zero, e Agora?
Análise das Notas Zeradas dos Estudantes de Ciências Contábeis no ENADE
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v16i4.3060Palavras-chave:
Nota, Desempenho acadêmico, Ensino superior, Contabilidade, ENADEResumo
Objetivo: Analisar a nota zero dos estudantes de ciências contábeis no ENADE 2018 a partir da literatura sobre a qualidade da educação contábil e o propósito do ENADE.
Método: Trata-se de uma pesquisa de arquivo (archival) cujos microdados foram coletados do website do INEP. Ao todo, foram analisadas 52.847 observações por meio de análise descritiva e modelos de regressão binária.
Resultados: Há uma micro parcela de estudantes que zerou tanto a prova de formação geral (FG) como a de componente específico (CE). A razão destas notas zeros é a entrega do exame em branco. Apesar disso, quando as provas do exame foram exploradas separadamente, verificou-se que as notas zeradas se tornaram mais representativas, com forte concentração nas questões discursivas. Isso sustenta que existe uma necessidade maior de motivar os alunos a quererem resolver exercícios de contabilidade do tipo discursivo. Por outro lado, menor quantidade de notas zero foi observada para as questões objetivas. Isso pode estar associado ao costume de realizar provas em que a objetividade é característica predominante. Constatou-se, também, que o sexo, a idade, a modalidade de ensino e a região do curso são relevantes para explicar a chance de obtenção de nota zero.
Contribuições: O estudo traz lições educacionais a partir da nota zero, especialmente em relação as suas motivações e variáveis que podem aumentar ou reduzir a sua chance de ocorrência. Da mesma forma, traz reflexões críticas acerca da importância do ENADE e como motivar os alunos a fazê-lo, incluindo o debate de implicações regulatórias.
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