INFORMAÇÕES SOBRE GESTÃO DE RISCOS NAS IANs DAS EMPRESAS LISTADAS NO NOVO MERCADO DA BOVESPA
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v2i3.33Palavras-chave:
Novo Mercado, Gestão de Risco, Governança CorporativaResumo
As melhores práticas de governança corporativa prevêem que a gestão da empresa conheça os riscos assumidos e que os investidores sejam informados sobre eles. Este trabalho tem como objetivo levantar as práticas de divulgação sobre riscos adotadas nas Informações Anuais (IANs) das empresas. Apresenta-se uma análise do conteúdo desses instrumentos de comunicação das empresas classificadas no nível de governança do Novo Mercado da Bovespa. A metodologia da pesquisa aplicada caracteriza-se como descritiva e qualitativa, empregando como método a análise documental. Os resultados mostram que 73 das 99 empresas do Novo Mercado haviam divulgado suas IANs até 31.05.08, sendo que 12 delas nada relatam sobre suas políticas de gestão de riscos e das 61 restantes apenas 6 apresentam um item específico sobre gestão de risco em seus reportes. A análise de conteúdo mostra que as empresas que adotam as melhores práticas oferecem diversas informações sobre gestão de risco, incluindo estrutura organizacional, técnicas utilizadas e políticas de proteção. Conclui-se que os reportes sobre riscos da maioria das empresas ainda apresentam níveis baixos de videnciação. las nada relatam sobre suas políticas de gestão de riscos e das 61 restantes apenas 6 apresentam um item específico sobre gestão de risco em seus reportes. A análise de conteúdo mostra que as empresas que adotam as melhores práticas oferecem diversas informações sobre gestão de risco, incluindo estrutura organizacional, técnicas utilizadas e políticas de proteção. Conclui-se que os reportes sobre riscos da maioria das empresas ainda apresentam níveis baixos de videnciação.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na REPeC.
c) Os artigos e resenhas publicados na REPeC são de responsabilidade exclusiva dos autores.
d) Após sua aprovação, os autores serão identificados em cada artigo, devendo informar à REPeC sua instituição de ensino/pesquisa de vínculo e seu endereço completo.