REFLEXOS CONTÁBEIS E SOCIOAMBIENTAIS DOS CRÉDITOS DE CARBONO BRASILEIROS
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v2i3.34Palavras-chave:
MDL, Créditos de Carbono, Benefícios, Responsabilidade SocioambientalResumo
A evolução das discussões sobre o aquecimento global e a necessidade de redução de gases de efeito estufa estabelecida pelo Protocolo de Quioto, bem como a procura pornovas oportunidades de negócio, fazem com que muitas empresas promovam adequações em seus parques operacionais, para torná-los mais eficientes e melhorar o desempenho de suas atividades, conciliando aspectos econômicos e socioambientais. Assim, diante da oportunidade do Brasil atuar, destacadamente, no mercado de créditos de carbono oriundos de projetos de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL), busca-se neste artigo diagnosticar o perfil desses tipos de projeto no que se refere à natureza dos investimentos previstos e as características dos benefícios esperados, e identificar os seus possíveis reflexos empresariais e socioambientais. Os projetos analisados foram aprovados ou estavam em fase de aprovação pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), e a amostra é composta por um projeto de cada escopo setorial qualificado. A metodologia utilizada é qualitativo-descritiva, mediante pesquisa documental e análise de informações, disponíveis no site do MCT. Os resultados identificam reflexos no ativo permanente e no ativo circulante; impactos no diferido; e diminuição de custos operacionais e ambientais. Os projetos propuseram-se a gerar benefícios socioambientais e econômicos, visando à continuidade das atividades empresariais e aos interesses dos stakeholders.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na REPeC.
c) Os artigos e resenhas publicados na REPeC são de responsabilidade exclusiva dos autores.
d) Após sua aprovação, os autores serão identificados em cada artigo, devendo informar à REPeC sua instituição de ensino/pesquisa de vínculo e seu endereço completo.