O IMPACTO DO NÃO RECONHECIMENTO DA INFLAÇÃO NAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS NA DISTRIBUIÇÃO DE DIVIDENDOS
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v1i1.5Palavras-chave:
Dividendos, Inflação, Demonstrações ContábeisResumo
O artigo objetiva analisar o impacto do não reconhecimento da inflação nas Demonstrações Contábeis na distribuição de dividendos de empresas brasileiras. A metodologia da pesquisa consiste em um estudo exploratório realizado por meio da análise das Demonstrações Contábeis de 2004 da Companhia Vale do Rio Doce e da Sabesp, a qual as evidenciou atualizadas pela inflação. Os resultados da pesquisa mostram que nessas empresas a influência da inflação em relação ao lucro pode ser significativa ou não, dependendo da estrutura patrimonial e da idade dos ativos da empresa. No entanto, quando analisada essa mesma influência sobre o Patrimônio Líquido, a variação em relação ao Balanço Societário é significativa. Assim, conclui-se que a falta de reconhecimento da inflação nas Demonstrações Contábeis pode estar afetando a distribuição de dividendos pelas empresas. Elas podem estar pagando dividendos menores que o devido, ou, então, deixando de pagar dividendos a que os acionistas teriam direito. Embora a legislação brasileira tenha abolido qualquer forma de atualização monetária das Demonstrações Contábeis, percebe-se a importância de sua utilização, ainda que seja como informação complementar.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na REPeC.
c) Os artigos e resenhas publicados na REPeC são de responsabilidade exclusiva dos autores.
d) Após sua aprovação, os autores serão identificados em cada artigo, devendo informar à REPeC sua instituição de ensino/pesquisa de vínculo e seu endereço completo.