IMPLICAÇÕES DE CRISES ECONÔMICAS NA RELEVÂNCIA DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL DAS EMPRESAS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v6i2.632Palavras-chave:
Crises, Relevância da Informação Contábil, Modelo de OhlsonResumo
Este estudo examina se em períodos de crises financeiras no Brasil (1997-1999, 2002 e 2007-2008) a relevância da informação contábil sofre impacto, tanto em relação ao patrimônio líquido quanto ao resultado. Para tanto, a amostra foi composta por 1.904 observações, entre 1997 e 2010. Trata-se de um estudo empírico que se utiliza de análise de regressão com dados em painel. Para responder à questão de pesquisa foi utilizada uma regressão empregando-se uma variável dummy para os anos de choques macroeconômicos negativos e como estes afetam a relação entre os preços de mercado e as variáveis contábeis. Os resultados indicam que as crises afetam, positivamente, a relevância do patrimônio líquido e, negativamente, a do lucro líquido, corroborando estudos realizados anteriormente na Tailândia e no México. Assim, os efeitos macroeconômic os devem ser levados em consideração nas análises de como a informação contábil captura a realidade econômica das empresas. Sugere-se, para as próximas pesquisas, que seja analisada uma amostra de países latino-americanos para avaliar se há similaridade nos efeitos da relevância da informação contábil ou se as políticas estabelecidas para mitigar os efeitos da crise podem levar a impactos diferenciados.Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na REPeC.
c) Os artigos e resenhas publicados na REPeC são de responsabilidade exclusiva dos autores.
d) Após sua aprovação, os autores serão identificados em cada artigo, devendo informar à REPeC sua instituição de ensino/pesquisa de vínculo e seu endereço completo.