Interesse e atitudes dos estudantes de Administração em relação à área contábil
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v5i1.84Palavras-chave:
Cursos de Administração, Formação em Administração, Ciências Contábeis.Resumo
Este estudo tem por objetivo analisar o nível de interesse e as atitudes de estudantes de Administração em relação às disciplinas da área contábil presente no curso. Inicialmente,apresentaram-se no referencial teórico os elementos gerais da Contabilidade, com seus conceitos, objetivos e principais áreas de estudo; em seguida, discutiram-se sobre as disciplinas da área contábil mais presentes nos cursos de Administração e sua importância para a tomada de decisões organizacionais; por fim, apresentam-se os tópicos centrais da pesquisa, tais como percepção de habilidade, domínio do conteúdo, importância, dificuldade e autoconfiança. Após a fase de revisão da literatura, foi realizado estudo de campo com dados coletados de 157 estudantes de três instituições de ensino superior da cidade de Fortaleza. Os dados foram avaliados por meio de análise descritiva, análise de regressão e ainda análise de cluster. Verificou-se principalmente: (1) que os estudantes apresentam um interesse apenas moderado pela área e, quanto às atitudes, estes atribuíram uma importância elevada para a área; (2) que o interesse do estudante é influenciado pela sua autoconfiança e pela importância percebida, não havendo influência significativa de segurança quanto ao domínio de habilidades ou dificuldade percebida; (3) a existência de três grupos, um dos quais se mostrou muito entusiasmado com a área (22,3%), outro mostrou tendência moderada (44,6%) e o último grupo mostrou-se bastante avesso à área contábil (33,1% do total).Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na REPeC.
c) Os artigos e resenhas publicados na REPeC são de responsabilidade exclusiva dos autores.
d) Após sua aprovação, os autores serão identificados em cada artigo, devendo informar à REPeC sua instituição de ensino/pesquisa de vínculo e seu endereço completo.