Ao Mestre com Carinho: o Bom Professor Sob a Ótica dos Discentes de Ciências Contábeis da Geração Y

Autores

  • Ricardo Adriano Antonelli Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Câmpus Pato Branco
  • Bárbara Francielli Caleffi Guelfi Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Pato Branco – UTFPR
  • Renato Cezar Tumelero Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Pato Branco – UTFPR
  • Simone Bernardes Voese Universidade Federal do Paraná – UFPR

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v12i1.1415

Palavras-chave:

Geração Y, Curso de Ciências Contábeis, Características do Bom Professor, Tecnologia no Ensino Superior

Resumo

Objetivo: Destacar as características de um bom professor na visão dos discentes de Ciências Contábeis da Geração Y. Método: Esta pesquisa se caracteriza com quantitativa, em que a coleta de dados ocorreu por meio de questionário aplicado presencialmente em duas Instituições de Ensino Superior privadas e uma pública, tendo sido obtidas 265 respostas válidas. Resultados: Os principais achados indicam que os discentes consideram em ordem de importância as seguintes características de seus docentes: conhecimento e domínio de conteúdo; clareza nas explicações, didática e preparo de conteúdo; relacionamento entre os acadêmicos e os docentes e a tecnologia em meio ao ensino superior; e atributos pessoais dos docentes. Com relação às instituições de ensino, observaram-se diferenças nas percepções dos discentes da pública com relação às privadas pesquisadas. Contribuições: Os resultados obtidos neste estudo são importantes para a autoavaliação dos educadores e para as próprias instituições de ensino, tanto para a contratação dos professores como para sua avaliação, a fim de promover e/ou fortificar a formação continuada, contribuindo ao seu corpo docente suprir as expectativas discentes.

Biografia do Autor

Ricardo Adriano Antonelli, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Câmpus Pato Branco

Doutorando em Contabilidade no Programa de Pós-Graduação de Contabilidade (PPGCONT) na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Contabilidade e Finanças pela UFPR. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Pato Branco (UTFPR). Bacharel em Informática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Especialista em Desenvolvimento para Ambiente de Internet utilizando Orientação a Objetos, Java e Banco de Dados pela UTFPR. Experiência nas áreas de Tecnologia da Informação e Ciências Contábeis, com ênfase em contabilidade gerencial, sistemas de informações contábeis, análise financeira, implantação de sistemas de informação, programação Java, perícias bancárias e consultorias em empresas.

Bárbara Francielli Caleffi Guelfi, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Pato Branco – UTFPR

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Pato Branco (UTFPR). Experiência em práticas contábeis com ênfase em contabilidade tributária, obrigações acessórias em geral, assessoria fiscal e contábil.

Renato Cezar Tumelero, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Pato Branco – UTFPR

Graduado em Ciência Contábeis na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-PB). Graduando em Direito na Faculdade Mater Dei. Experiência nas áreas de Recursos Humanos, com ênfase em Departamento Pessoal e exigências legais, Medicina e Segurança e suas prevenções e preposições em processos trabalhistas, em empresas de grande porte na região sudoeste do estado do Paraná e oeste do estado de Santa Catarina.

Simone Bernardes Voese, Universidade Federal do Paraná – UFPR

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí (1996), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Paraná lotada junto ao Departamento de Contabilidade e professora e pesquisadora do PPG Mestrado e Doutorado em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná, atuando principalmente na área de controle gerencial. Também leciona e pesquisa sobre os temas: gestão de custos, terceiro setor, sustentabilidade e avaliação de desempenho.

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Publicado

05-02-2018

Como Citar

Antonelli, R. A., Guelfi, B. F. C., Tumelero, R. C., & Voese, S. B. (2018). Ao Mestre com Carinho: o Bom Professor Sob a Ótica dos Discentes de Ciências Contábeis da Geração Y. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 12(1). https://doi.org/10.17524/repec.v12i1.1415

Edição

Seção

Artigos