Big Data: Reflexões Epistemológicas e Impactos nos Estudos de Finanças e Mercado de Capitais

Autores

  • Talieh Shaikhzadeh Vahdat Ferreira Doutoranda em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Francisco José da Costa Professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP)

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v11i4.1634

Palavras-chave:

Big Data, Método Abdutivo, Epistemologia, Finanças

Resumo

Objetivo e método: O acesso a séries de dados tem um papel central na área de Finanças. A crescente disponibilidade de grandes volumes de dados, em diferentes formatos e em alta frequência, combinada aos avanços tecnológicos nas ferramentas de armazenamento e processamento desses dados, têm criado um novo cenário nas pesquisas acadêmicas em geral, e em Finanças em particular, gerando novas oportunidade e desafios. Entre esses desafios emergem questões metodológicas, vastamente discutidas por pesquisadores de diferentes áreas, mas também questões epistemológicas que merecem maior espaço de discussão. Assim, o objetivo deste ensaio teórico é analisar o aspecto conceitual e epistemológico da utilização de dados intensivos e seus reflexos para a área de Finanças. Resultados e contribuições: Consideramos que o método hipotético-dedutivo de pesquisas empíricas, que é o mais recorrente, limita a construção do conhecimento na dita ‘era Big data’, uma vez que tal abordagem parte de uma teoria estabelecida e restringe as pesquisas ao teste à(s) hipótese(s) proposta(s). Defendemos aqui a apropriação de uma abordagem abdutiva, como defendida em Haig (2005), que tem convergência com as ideias da grounded theorye que parece ser a abordagem mais adequada para esse novo contexto, por possibilitar a ampliação da capacidade de se obter informações de valor dos dados.

Biografia do Autor

Talieh Shaikhzadeh Vahdat Ferreira, Doutoranda em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutoranda em Administração de Empresas (ênfase em Finanças) pela Universidade Federal da Paraíba. Atuou como docente no Instituto de Educação Superior da Paraíba - IESP para as disciplinas de Mat. Financeira e Análise de Risco. Tem experiência de mercado como analista de risco de crédito no HSBC e Citibank para o segmento Corporate na América Latina. Mestre em Administração de Empresas (ênfase em Finanças) pela Universidade Federal da Paraíba (2016) e especialização em "Constructing a Conceptual Framework for Social Action" pela LazosLearning Association (2013), Canadá.

Francisco José da Costa, Professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP)

Possui graduação em Administração (Universidade Estadual do Ceará - 2000) e em Estatística (Universidade Federal da Paraíba - 2014), com mestrado em Administração (Universidade Estadual do Ceará - 2003) e doutorado em Administração de Empresas (Fundação Getulio Vargas - SP - 2007). É professor da Universidade Federal da Paraíba, tendo atuado como docente de graduação e pós-graduação, e exercido nos últimos anos atividades administrativas diversas, como Coordenador/Diretor da Área de Ciências Sociais Aplicadas (na UNILAB - Redenção), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFPB) e como Assessor para análise de dados institucionais na Pró-reitoria de Graduação (PRG/UFPB). Publicou 50 trabalhos em periódicos especializados, dos quais 24 nos últimos 5 anos, e um livro acadêmico sobre teoria da mensuração aplicada à pesquisas em Administração. Orientou, até 2015, 16 dissertações de mestrado, uma tese de doutorado, além de dezenas de monografias de graduação ou especialização. Tem atuação com ensino e pesquisas na área de Administração, com ênfase em Marketing e Estratégia, atuando principalmente em Marketing e sociedade, Educação em Administração e Métodos quantitativos aplicados.

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Publicado

06-12-2017

Como Citar

Ferreira, T. S. V., & Costa, F. J. da. (2017). Big Data: Reflexões Epistemológicas e Impactos nos Estudos de Finanças e Mercado de Capitais. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 11(4). https://doi.org/10.17524/repec.v11i4.1634

Edição

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