O EFEITO DA REPUTAÇÃO CORPORATIVA SEGUNDO A TRANSPARÊNCIA CONTÁBIL NO GERENCIAMENTO DE RESULTADOS DE EMPRESAS LISTADAS NA B3
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v13i2.2229Palavras-chave:
Gerenciamento de resultados, Accruals discricionários, Reputação corporativa, Teoria da sinalizaçãoResumo
Objetivo: Este estudo tem como objetivo investigar a relação entre a reputação corporativa e o gerenciamento de resultados em empresas abertas listadas na Brasil, Bolsa, Balcão (B3).
Método: A amostra é composta por 231 empresas (1.355 observações) de todas as empresas não financeiras listadas na B3, durante um período entre 2010 e 2017. O gerenciamento de resultados é medido por Jones (1991) modificado por Dechow et al. (1995), Larcker e Richardson (2004) e Kothari, Leone e Wasley (2005). Reputação corporativa (REP) é uma variável binária baseada no Troféu Transparência.
Resultados: A reputação corporativa através da transparência contábil tem uma relação negativa com os accruals discricionários, de modo que a reputação corporativa aumenta a qualidade da informação contábil, no qual a H1 não é rejeitada.
Contribuições: Uma boa reputação é um sinal para os acionistas, credores e outras partes interessadas em relação à qualidade das informações contábeis, o que, consequentemente, dá as empresas uma vantagem competitiva, demonstrando, assim, que empresas reputadas são um bom investimento.
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