Relação entre a leitura de livros e o desempenho acadêmico: análise com discentes de ciências sociais aplicadas
Análises Comparativa e Geral de Estudantes da Área de Ciências Sociais Aplicadas
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v15i2.2751Palavras-chave:
Leitura, Desempenho acadêmico, Estudantes de graduação, Ensino superior, Ciências sociais aplicadasResumo
Objetivo: Investigar, de forma geral e comparativa, a relação entre a leitura extracurricular e o desempenho de discentes da área de ciências sociais aplicadas.
Método: Coletaram-se microdados de 338.977 alunos de nove cursos de graduação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) de 2018.
Resultados: As análises iniciais mostraram que o curso de graduação está associado significativamente à leitura extracurricular (mensurada pela quantidade de livros lidos que não estão contidos nas referências bibliográficas das disciplinas). Chama-se atenção especial para o curso de contabilidade, cujos estudantes – de forma geral e proporcional aos outros cursos – estão lendo menos. Em adição, os modelos de regressão indicaram relação positiva entre a leitura extracurricular e o desempenho acadêmico. Isso é válido para o desempenho nas provas de componente específico, de formação geral e, consequentemente, para o desempenho geral do discente no ENADE 2018.
Contribuições: Recomenda-se que estudantes de graduação façam leituras além daquelas que constam nos programas das disciplinas, uma vez que os achados sugerem que a leitura extracurricular é relevante para a sua formação geral e específica e que, além disso, pode aprimorar as habilidades de leitura, interpretação de texto e escrita, aspectos fundamentais para se obter sucesso nos cursos de graduação.
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