Interdisciplinaridade no curso de Ciências Contábeis: os desafios e as possibilidades de aprender e ensinar a partir de uma experiência
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v4i3.249Keywords:
Interdisciplinaridade. Ensino. Contabilidade.Abstract
A interdisciplinaridade tem sido amplamente discutida na contemporaneidade como forma de minimizar a fragmentação que caracteriza a construção do conhecimento e o próprio ensino na atualidade. Este estudo teve como propósito identificar desafios e possibilidades de aprender e ensinar com a prática interdisciplinar a partir da experiência dos estudantes e docentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia no projeto “Práticas Interdisciplinares”. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso. Ao analisar os resultados, verificou-se que os discentes apontam como principais os seguintes desafios e possibilidades: a integração dos conteúdos; a avaliação de trabalhos interdisciplinares; o tempo hábil para desenvolvimento de todas as etapas; a capacidade de trabalhar em equipe; a capacidade de falar em público; a realização de pesquisas; e a comunicação e a aplicação prática dos conteúdos. Os docentes apontam como principais desafios e possibilidades: maior integração entre os professores; maior capacidade de trabalho em grupo por parte dos discentes; fortalecimento da relação teoria-prática; fortalecimento da relação ensino-pesquisa; formação de professores para a prática da interdisciplinaridade; e valorização de disciplinas que não fazem parte no núcleo profissional da Contabilidade.Downloads
Published
2010-12-20
How to Cite
Miranda, G. J., Leal, E. A., & Medeiros, C. R. (2010). Interdisciplinaridade no curso de Ciências Contábeis: os desafios e as possibilidades de aprender e ensinar a partir de uma experiência. Journal of Education and Research in Accounting (REPeC), 4(3), 1–22. https://doi.org/10.17524/repec.v4i3.249
Issue
Section
Articles
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attribution 3.0 Unported License, which allows the sharing of the work and recognition of authorship and its initial publication in this journal. This license allows others to distribute, remix, adapt, or create derivative works, even for commercial purposes, provided credit is given for the original creation.
b)There is no financial compensation to the authors in any capacity, for articles published in RePEc.c) The articles published in RePEc are the sole responsibility of the authors.