The Role of the Teaching Internship in the Development of Didactic-Pedagogical Competencies in the Context of Post-Graduate Studies in Accounting
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v14i2.2525Keywords:
Estágio docência, Aprendizagem experiencial, Competências didático-pedagógicas, Ensino contábil.Abstract
Objetivo: Identificar as competências desenvolvidas no estágio docência para a formação didático-pedagógica por meio da percepção dos pós-graduandos da área contábil e professores orientadores/supervisores do estágio.
Método: A pesquisa foi realizada em duas etapas: na primeira, foram realizados dois grupos focais com a participação de discentes do PPGCC e a segunda consistiu em entrevistas semiestruturadas com cinco docentes do mesmo programa, supervisores de estágio. A análise dos dados resultou em três categorias : a função do estágio docência; as habilidades e competências proporcionadas pelo estágio na formação docente e a visão dos sujeitos do estudo a respeito dos desafios enfrentados durante o estágio.
Resultados: Verificou-se que o estágio docência pode contribuir para a formação do discente ao associar o conhecimento teórico à prática do ensino, estimulando o desenvolvimento de competências requeridas na docência. Identificou-se fragilidades na estrutura pedagógica proposta para o oferecimento do estágio docência na pós-graduação.
Contribuições: A pesquisa contribui para o aprimoramento do processo de estágio docência, ao propor que os objetivos educacionais sejam mais claros, assim como as diretrizes que norteiam sua realização. Bem como, a importância de um mecanismo que assegure que o discente terá um acompanhamento adequado por parte do professor que o orienta/supervisiona.
References
docente: a experiência do estágio à docência. Revista Docência do Ensino Superior, 6(2), 63-88. Disponível em: <https://seer.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/1969>.
Andere, M. A. & Araujo, A. M. P. de. (2008). Aspectos da formação do professor de ensino
superior de ciências contábeis: uma análise dos programas de Pós-graduação. Revista Contabilidade & Finanças, 19(48), 91-102. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rcf/v19n48/v19n48a08.pdf>.
Antonelli, R. A.; Colauto, R. D. & Cunha, J. V.A. (2012). Expectativa e satisfação dos alunos
de ciências contábeis com relação às competências docentes. Revista Iberoamericana
sobre Calidad, Eficacia y Cambio em Educación, 10(1), 74-91. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/551/55123361006.pdf>.
Bastos, A. V. B.; Tourinho, E. Z.; Yamamoto, O. H. & Menandro, P. R. (2011). Réplica 1-
Formar docentes: em que medida a pós-graduação cumpre esta missão? Revista de Administração Contemporânea, 15(6), 1152-1160. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/840/84020810010.pdf>.
Behr, T. & Temmen, K. (2012). Teaching experience – improving teacher education with
experiential learning. International Journal on New Trends in Education and Their Implications, 3 (3), 60-73.
Capes. (2014). Mestrado e doutorado: o que são? Ministério da Educação. Disponível em:
<http://capes.gov.br/avaliacao/sobre-a-avaliacao/mestrado-e-doutorado-o-que-sao>.
Catapan, A.; Colauto, R. D. & Sillas, E. P. (2012). Percepção dos discentes sobre os docentes
exemplares de contabilidade em IES públicas e privadas. Revista de Informação Contábil, 6(2), 63-82. Disponível em: < https://periodicos.ufpe.br/revistas/ricontabeis/article/view/7954>
Ferreira, M. M. & Hillen, C. (2015). Contribuições da pós-graduação stricto sensu para o
aprendizado da docência de professores de Contabilidade. Enfoque, 34(3), 125-143. Disponível em: <https://doi.org/10.4025/enfoque.v34i3.29031>
Gil, A. C. (2008). Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas.
Hillen, C.; Laffin, M. & Ensslin, S. R. (2018). Proposições sobre formação de professores na
área Contábil. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 26(106), 1-30. Disponível em: <https://epaa.asu.edu/ojs/article/view/3060/2118>
Joaquim, N. F. & Vilas Boas, A. A. V. (2011). Tréplica: formação docente ou científica – o
que está em destaque nos programas de pós-graduação? Revista de Administração Contemporânea, 15(6), 1168-1173. Disponível em: <http://www.spell.org.br/documentos/ver/1753/>.
Joaquim, N. de F.; Vilas Boas, A. A. & Carrieri, A. de P. Estágio docente: formação
profissional, preparação para o ensino ou docência em caráter precário? (2013). Educação e Pesquisa, 39 (2), 351-365. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=29826312005>.
Joaquim, N. F.; Nascimento, J. P. B.; Vilas Boas, A. A. & Silva, F. T. (2011). Estágio
docência: um estudo no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras. Revista de Administração Contemporânea, 15(6), 1137-1151. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/840/84020810009.pdf>.
Johnston, T. C.; Milkman, M. I. & McCoy, J. P. (2013). Doctoral training in teaching and
preparedness of early-career marketing educators. Academy of Educational Leadership
Journal, 17(3), 107-116.
Junges, K. dos S. & Behrens, M. A. (2015). Prática docente no ensino superior: a formação
pedagógica como mobilizadora de mudança. Perspectiva, 33 (1), 285-317. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/viewFile/2175795X.2014v33n1p285/31220>.
King, N. (2004). Using interviews in qualitative research. In: Cassel, C. & Symon, G.
Essential guide to qualitative methods in organizational research. Londres: SAGE Publications, p. 11-22.
Kolb, D. A. (1984) Experiential learning: experience as the source of learning and
development. Englewoods Cliffs: Prentice Hall.
Kolb, A. Y. & Kolb, D. A. (2005). Learning styles and learning spaces: enhancing
experiential learning in higher education. Academy of Management Learning & Education, 4 (2), 193–212. Disponível em: <https://www.jstor.org/stable/40214287?seq=3#page_scan_tab_contents>.
Laffin, M. & Gomes, S. M. S. (2014). The Pedagogical Training of Teachers in Stricto Sensu
Programs in Accounting Sciences. Australian Journal of Basic and Applied Sciences, 8(18), 255-265. Disponível em: <http://www.repositorio.ufba.br:8080/ri/bitstream/ri/27936/1/The%20Pedagogical%20Training%20of%20Teachers%20in%20stricto%20sensu%20Programs%20in%20Accounting%20Sciences.pdf>.
Laffin, M. & Gomes, S. M. S. (2016). Formação Pedagógica do Professor de Contabilidade: o
tema em debate. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 24(77), 1-27. Disponível em: <https://www.redalyc.org/html/2750/275043450077/>.
Lapini, V. (2012). Panorama da formação do professor em Ciências Contábeis pelos cursos
stricto sensu no Brasil. 2012. 76f. Dissertação (Mestrado em Ciências), Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.
Liston, D. P., & Zeichner, K. M. (1990). Reflective teaching and action research in preservice
teacher education. Journal of Education for Teaching, 16(3), 235-254. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/0260747900160304>
Masetto, M. T. (2012). Competência pedagógica do professor universitário. 2. Ed. São Paulo:
Summus.
Masetto, M. T. (2015). Competência pedagógica do professor universitário. 3. Ed. São Paulo:
Summus.
Masetto, M. T. & Gaeta, C. (2015). Os desafios para a formação de professores do Ensino
Superior. Revista Triângulo, 8(2), 04-13. Disponível em: <http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/155>.
Merriam, S. B. (2009). Qualitative research: a guide to design and interpretation. San
Francisco: Jossey-Bass.
Merriam, S. B. & Bierema, L. L. (2013). Adult learning: linking theory and practice. San
Francisco: Jossey-Bass.
Miranda, G. J. (2011). Relações entre as qualificações do professor e o desempenho discente
nos cursos de graduação em Contabilidade no Brasil. 2011. 203f. Tese (Doutorado em Contabilidade). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Nganga, C. S. N.; Botinha, R. A.; Miranda, G. J. & Leal, E. A. (2014). Mestres e doutores em
sala de aula: eles estão sendo formados para ensinar? In: VIII Congresso Anpcont, 2014, Rio de Janeiro.
Nganga, C. S. N.; Botinha, R. A.; Miranda, G. J. & Leal, E. A. (2016). Mestres e doutores em
Contabilidade no Brasil: análise dos componentes pedagógicos de sua formação inicial. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 14(1), 83-99. Disponível em: <https://revistas.uam.es/index.php/reice/article/view/2709>.
Nogueira, D. R.; Fadel, M. O. & Takamatsu, R. T. (2012) Em busca da essência de um bom
professor: uma análise sobre a percepção discente dos cursos de Pós-graduação na área de negócios. ReCont: Registro Contábil, 3(3), 12-31. Disponível em: <http://www.seer.ufal.br/index.php/registrocontabil/article/view/604/420>.
Onohara, M. M., Ferreira, L. V., Leal, E. A. (2018). Componentes pedagógicos oferecidos na pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis no Brasil. In: Congresso de Iniciação Científica (CCGUnB IC), 1., 2018, Brasília. Anais... Brasília: UnB.
Patrus, R. & Lima, M. C. (2014). A formação de professores e de pesquisadores em administração: contradições e alternativas. Revista Economia & Gestão, 14 (34), 4-29.
Pimenta, S. G. (2009). A profissão professor universitário: processos de construção da
identidade docente. In: Cunha, M. I.; Soares, S. R.; Ribeiro, M. L. Docência universitária: profissionalização e práticas educativas. Feira de Santana: UEFS Editora.
Pimenta, S. G. & Lima, M. S. L. (2004). Estágio e docência. São Paulo: Cortez.
Puentes, R. V.; Aquino, O. F. & Neto, A. Q. (2009). Profissionalização dos professores:
conhecimentos, saberes e competências necessários à docência. Educar, vol. 34, 169-
184.
Rezende, M. G. & Leal, E. A. (2013). Competências requeridas dos docentes do curso de
Ciências Contábeis na percepção dos estudantes. Sociedade, Contabilidade e Gestão, 8(2), 145-160. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/scg/article/view/13295>.
Rocha-de-Oliveira, S. & Deluca, G. (2017). Aprender e ensinar: o dueto do estágio docente.
Cadernos EBAPE.BR, 15(4), 974-989. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cebape/v15n4/1679-3951-cebape-15-04-974.pdf>.
Santos, K. C. G. dos & Helal, D. H. (2015). O estágio docente e o desenvolvimento de
competências: um estudo no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba. Revista Gestão & Conhecimento, 9(1), 1-20. Disponível em: <gc.facet.br/artigos/completo.php?artigo=90&formato=pdf>.
Tolentino, J. E. F.; Silva, R. M. P.; Costa, A. J. B. & Neto, L. M. A. (2014). O perfil esperado
de um professor de contabilidade: uma análise a partir dos estudantes da cidade de Barcelos – Portugal. Revista Catarinense da Ciência Contábil, 13(39), 09-20.
Wall, M. L.; Prado, M. L. & Carraro, T. E. (2008). A experiência de realizar um estágio
docência aplicando metodologias ativas. Acta Paulista de Enfermagem, 21(3), 515-519. Disponível em: < https://www2.unifesp.br/acta/pdf/v21/n3/v21n3a22.pdf >.
Zabalza, M. A. (2003). Competencias docentes del profesorado universitario: calidad y
desarrollo profesional. Madrid: Narceas Ediciones.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attribution 3.0 Unported License, which allows the sharing of the work and recognition of authorship and its initial publication in this journal. This license allows others to distribute, remix, adapt, or create derivative works, even for commercial purposes, provided credit is given for the original creation.
b)There is no financial compensation to the authors in any capacity, for articles published in RePEc.c) The articles published in RePEc are the sole responsibility of the authors.