Docência em ciências contábeis no Brasil:

epistemologia, pedagogia e saberes profissionais

Autores

  • Wagner Dantas de Souza Junior Unioeste
  • Silvana Anita Walter Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Sidnei Celerino da Silva Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Sérgio Adriano Romero Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v13i3.2006

Palavras-chave:

Epistemologia do ensino., Modelos pedagógicos., Saberes profissionais.

Resumo

Objetivo: Identificar as teorias epistemológicas, pedagógicas e os saberes necessários à profissão que orientam o perfil dos docentes de ciências contábeis do Brasil. Método: O estudo caracteriza-se como uma pesquisa aplicada, quantitativa, exploratória e descritivo, do tipo levantamento. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário online e os resultados foram analisados com estatística descritiva. A amostra conteve 108 observações. Resultados: Os resultados apontam para as teorias construtivista e ativa como implícitas da aprendizagem docente, os modelos pedagógicos e epistemológicos das pedagogias não-diretiva ou apriorista relacional ou epistemologia relacional como crenças que representam a postura do professor face ao ensino-aprendizado em sala de aula; os quatro saberes prioritários na área são os da disciplina que ministra (conteúdo), experiência da profissão, saberes curriculares e pedagógicos. Contribuições: Espera-se contribuir com o ensino e pesquisa da contabilidade através da reflexão de Instituições de Ensino Superior, professores, e acadêmicos para o avanço da área contábil face a profissionalização docente.

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Publicado

02-10-2019

Como Citar

Souza Junior, W. D. de, Walter, S. A., Silva, S. C. da, & Romero, S. A. (2019). Docência em ciências contábeis no Brasil:: epistemologia, pedagogia e saberes profissionais. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 13(3). https://doi.org/10.17524/repec.v13i3.2006

Edição

Seção

Artigos