Objetivos e Desempenho da Cooperação Interfirmas Efeitos das Práticas de Gestão da Cooperação e do Escopo de Transação
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v14i3.2568Palavras-chave:
Objetivos da cooperação. Práticas de gestão da cooperação. Escopo de transação. Desempenho da cooperação interfirmas.Resumo
Objetivo: Este estudo analisa o efeito das práticas de gestão da cooperação e do escopo de transação na relação entre os objetivos da cooperação e o desempenho da cooperação em empresas da indústria têxtil.
Método: Uma survey foi realizada em empresas da indústria têxtil brasileira, tendo como amostra os 93 gestores respondentes da pesquisa. Para análise das hipóteses aplicou-se a técnica de modelagem de equações estruturais.
Resultados: Os resultados da pesquisa mostram que os respondentes avaliaram a cooperação como estrategicamente importante. Porém, para alcançar os objetivos pretendidos com a aliança estratégica é necessário que as práticas de gestão da cooperação e o escopo de transação estejam alinhados. A relevância estratégica da cooperação impactou positivamente no desempenho da cooperação, quando associada ao compartilhamento de informações, à interação entre os parceiros e às atividades desenvolvidas entre os parceiros da cooperação.
Contribuições: O estudo contribui para a literatura e a prática das empresas ao associar construtos da cooperação voltados à estratégia para a competitividade com o desempenho da cooperação interfirmas. Os resultados revelaram que quanto maior a interação dos envolvidos, o compartilhamento de informações e as atividades desenvolvidas na cooperação interfirmas, maior será a associação entre os objetivos e o desempenho da cooperação.
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