Relação entre Cinismo e Expectativa de Trapaça na Vida Acadêmica e Profissional
Um Estudo com Alunos de Cursos de Pós-graduação Lato Sensu da Área de Contabilidade
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v14i3.2657Palavras-chave:
Cinismo, Trapaça, Vida acadêmica e profissional, Personalidade, ContabilidadeResumo
Objetivo: Analisar a relação entre o cinismo e a expectativa de trapaça nas vidas acadêmica e profissional de estudantes de cursos de pós-graduação lato sensu da área contábil.
Método: Empregaram-se questionários eletrônicos e in loco, com participação total de 92 alunos. O questionário estava dividido em três partes: (i) informações sociodemográficas do participante; (ii) questões para mensurar o construto de cinismo, mensurado de duas formas e denominado de CIN1 e CIN2; e (iii) questões sobre o comportamento e expectativa de trapaça na vida acadêmica e profissional dos participantes.
Resultados: Os testes iniciais indicaram que o nível de cinismo dos participantes é similar quando analisados por sexo, área em que trabalham e formação acadêmica. Os modelos de regressão logística binária indicaram que há relação positiva entre o cinismo e a expectativa de trapaça, tanto na vida acadêmica como na profissional.
Contribuição: Contribui-se com a discussão, ainda escassa, sobre o traço de cinismo no contexto de contabilidade brasileiro, fornecem-se evidências de que há relação positiva entre o cinismo na vida acadêmica, mas também na vida profissional, e alerta-se para o cinismo dos indivíduos para que políticas e códigos de conduta sejam adotados a fim de reduzir a trapaça em decorrência do cinismo.
Referências
Ameen, E. C., Guffey, D. M., & McMillan, J. J. (1996a). Accounting students’ perceptions of questionable academic practices and factors affecting their propensity to cheat. Accounting Education, 5(3), 191–205. https://doi.org/10.1080/09639289600000020
Ameen, E. C., Guffey, D. M., & McMillan, J. J. (1996b). Gender differences in determining the ethical sensitivity of future accounting professionals. Journal of Business Ethics, 15(5), 591–597. https://doi.org/10.1007/BF00381934
Andersson, L. M., & Bateman, T. S. (1997). Cynicism in the workplace: some causes and effects. Journal of Organizational Behavior, 18(5), 449–469. https://doi.org/10.1002/(SICI)1099-1379(199709)18:5<449::AID-JOB808>3.0.CO;2-O
Avelino, B. C., Lima, G. A. S. F. de, Cunha, J. V. A. da, & Colauto, R. D. (2017). The Influence of narcissism in the Professional environment: Aspects related to dishonesty. Advances in Scientific and Applied Accounting, 10(3), 334–356. https://doi.org/10.14392/asaa.2017100306
Bernardi, R. A., & Adamaitis, K. L. (2006). Data contamination by social desirability response bias: an international study of students’ cheating behavior. In Research on Professional Responsibility and Ethics in Accounting (Vol. 11, pp. 149–175). https://doi.org/10.1016/S1574-0765(06)11008-0
Bernardi, R. A., & LaCross, C. C. (2004). Data Contamination By Social Desirability Response Bias In Research On Students’ Cheating Behavior. Journal of College Teaching & Learning, 1(8), 13–26. Retrieved from https://clutejournals.com/index.php/TLC/article/view/1973
Bowen, R. M., Rajgopal, S., & Venkatachalam, M. (2014). Is Warren Buffett’s commentary on accounting, governance, and investing practices reflected in the investment decisions and subsequent influence of Berkshire Hathaway? Accounting Review, 89(5), 1609–1644. https://doi.org/10.2308/accr-50797
CFC. (2019). Profissionais Ativos nos Conselhos Regionais de Contabilidade agrupados por Gênero. Retrieved from http://www3.cfc.org.br/spw/crcs/ConsultaPorRegiao.aspx?Tipo=0
Chatterjee, S., & Simonoff, J. S. (2012). Handbook of Regression Analysis. https://doi.org/10.1002/9781118532843
Chiaburu, D. S., Peng, A. C., Oh, I.-S., Banks, G. C., & Lomeli, L. C. (2013). Antecedents and consequences of employee organizational cynicism: A meta-analysis. Journal of Vocational Behavior, 83(2), 181–197. https://doi.org/10.1016/j.jvb.2013.03.007
Cook, W. W., & Medley, D. M. (1954). Proposed hostility and Pharisaic-virtue scales for the MMPI. Journal of Applied Psychology, 38(6), 414–418. https://doi.org/10.1037/h0060667
Costa, P. T., Zonderman, A. B., McCrae, R. R., & Williams, R. B. (1986). Cynicism and paranoid alienation in the Cook and Medley HO Scale. Psychosomatic Medicine, 48(3), 283–285. https://doi.org/10.1097/00006842-198603000-00014
D’Souza, M. F., & Lima, G. A. S. F. (2019). Um olhar sobre os traços do dark triad e os valores culturais de estudantes de contabilidade. Advances in Scientific and Applied Accounting, 12(1), 161–183. https://doi.org/10.14392/ASAA.2019120109
Fávero, L. P., & Belfiore, P. (2017). Manual de análise de dados: Estatística e modelagem multivariada com Excel, SPSS e Stata. Rio de Janeiro: Elsevier.
Greenglass, E. R., & Julkunen, J. (1989). Construct validity and sex differences in Cook-Medley hostility. Personality and Individual Differences, 10(2), 209–218. https://doi.org/10.1016/0191-8869(89)90206-7
Hair Jr., J. F., Black, W. C., Babin, B. J., & Anderson, R. E. (2009). Multivariate data analysis (7th ed.). Pearson Prentice Hall.
Horney, K. (1992). Our inner conflicts. New York: W W Norton & Company Inc.
James, M. S. L., Miles, A. K., & Mullins, T. (2011). The interactive effects of spirituality and trait cynicism on citizenship and counterproductive work behaviors. Journal of Management, Spirituality & Religion, 8(2), 165–182. https://doi.org/10.1080/14766086.2011.581814
Kanter, D. L., & Mirvis, P. H. (1989). The cynical Americans: living and working in an era of discontent and disillusion. San Francisco: Jossey-Bass.
Klein, A., & Speckbacher, G. (2019). Does Using Accounting Data in Performance Evaluations Spoil Team Creativity? The Role of Leadership Behavior. The Accounting Review, accr-52602. https://doi.org/10.2308/accr-52602
Kökalan, Ö. (2019). The effect of organizational cynicism on job satisfaction. Management Research Review, 42(5), 625–640. https://doi.org/10.1108/MRR-02-2018-0090
Lawson, R. A. (2004). Business students’ willingness to engage in academic dishonesty and whistle-blowing. In Research on Professional Responsibility and Ethics in Accounting (Vol. 9, pp. 1–19). https://doi.org/10.1016/S1574-0765(04)09001-6
Lawson, R. A., Blocher, E. J., Brewer, P. C., Morris, J. T., Stocks, K. D., Sorensen, J. E., … Wouters, M. J. F. (2015). Thoughts on competency integration in accounting education. Issues in Accounting Education, 30(3), 149–171. https://doi.org/10.2308/iace-51021
Leung, K., Ip, O. K. M., & Leung, K.-K. (2010). Social Cynicism and Job Satisfaction: A Longitudinal Analysis. Applied Psychology, 59(2), 318–338. https://doi.org/10.1111/j.1464-0597.2009.00392.x
Majors, T. M. (2016). The Interaction of Communicating Measurement Uncertainty and the Dark Triad on Managers’ Reporting Decisions. The Accounting Review, 91(3), 973–992. https://doi.org/10.2308/accr-51276
McCabe, D. L. (2005). Cheating among college and university students: A North American perspective. International Journal of Educational Integrity, 1(1), 1–11. https://doi.org/10.21913/IJEI.v1i1.14
McCabe, D. L., & Trevino, L. K. (1995). Cheating Among Business Students: a Challenge for Business Leaders and Educators. Journal of Management Education, 19(2), 205–218. https://doi.org/10.1177/105256299501900205
Menard, S. (2002). Applied logistic regression analysis (2nd ed.). Thousand Oaks: SAGE Publications, Inc.
Salter, S. B., Guffey, D. M., & McMillan, J. J. (2001). Truth, consequences and culture: A comparative examination of cheating and attitudes about cheating among U.S. and U.K. Students. Journal of Business Ethics, 31(1), 37–50. https://doi.org/10.1023/A:1010785106667
Serrano Archimi, C., Reynaud, E., Yasin, H. M., & Bhatti, Z. A. (2018). How Perceived Corporate Social Responsibility Affects Employee Cynicism: The Mediating Role of Organizational Trust. Journal of Business Ethics, 151(4), 907–921. https://doi.org/10.1007/s10551-018-3882-6
Sierles, F., Hendrickx, I., & Circle, S. (1980). Cheating in medical school. Journal of Medical Education, 55(2), 124–125. Retrieved from https://journals.lww.com/academicmedicine/Abstract/1980/02000/Cheating_in_medical_school.6.aspx
Smyth, M. L., & Davis, J. R. (2003). An Examination of Student Cheating in the Two-Year College. Community College Review, 31(1), 17–32. https://doi.org/10.1177/009155210303100102
Stavrova, O., & Ehlebracht, D. (2018). Education as an Antidote to Cynicism. Social Psychological and Personality Science, 9(1), 59–69. https://doi.org/10.1177/1948550617699255
Tsay, C.-J., Shu, L. L., & Bazerman, M. H. (2011). Naïveté and Cynicism in Negotiations and Other Competitive Contexts. The Academy of Management Annals, 5(1), 495–518. https://doi.org/10.1080/19416520.2011.587283
Turner, J. H., & Valentine, S. R. (2001). Cynicism as a Fundamental Dimension of Moral Decision-Making: A Scale Development. Journal of Business Ethics, 34(2), 123–136. Retrieved from http://www.jstor.org/stable/25074627
Viljoen, M., & Claassen, N. (2017). Cynicism as subscale of burnout. Work, 56(4), 499–503. https://doi.org/10.3233/WOR-172518
Why, Y. P., & Johnston, D. W. (2008). Cynicism, anger and cardiovascular reactivity during anger recall and human–computer interaction. International Journal of Psychophysiology, 68(3), 219–227. https://doi.org/10.1016/j.ijpsycho.2008.02.001
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na REPeC.
c) Os artigos e resenhas publicados na REPeC são de responsabilidade exclusiva dos autores.
d) Após sua aprovação, os autores serão identificados em cada artigo, devendo informar à REPeC sua instituição de ensino/pesquisa de vínculo e seu endereço completo.