Gerenciamento de impressão na pandemia de Covid-19: estudo em empresas do setor comercial listadas na [B]3

Autores

  • FRANCISCA KEILA DOS SANTOS OLIVEIRA Centro Universitário Christus - Unichristus
  • NATASHA FREITAS DE SOUZA Centro Universitário Christus - Unichristus
  • REGIS BARROSO SILVA Centro Universitário Christus - Unichristus

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v17i4.3335

Palavras-chave:

gerenciamento de impressão, pandemia, covid-19

Resumo

Objetivo: Investigar a relação entre o período de pandemia provocada pela Covid-19 e o Gerenciamento de Impressão (GI) em fatos relevantes divulgados por empresas do setor comercial listadas na [B]3.

Método: Foram analisados os Fatos Relevantes divulgados entre 2017 e 2022 pelas empresas do setor “Comércio (Atacado e Varejo)” listadas na [B]3, totalizando uma amostra de 779 observações. Como proxy do GI, foi utilizado o tom anormal das palavras, comparando os períodos “anterior” e “durante” a Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) por meio de testes de correlação e regressão linear múltipla.

Resultados: Foi comprovada a inexistência de diferenças no GI “antes” e “durante” o período de ESPIN. Verificou-se correlação entre o GI e o tempo de fechamento das atividades econômicas. Estudos prévios indicam a existência de relação entre o tom e o porte das empresas, sinalizando que em companhias maiores adotem maior emprego de GI.

Contribuições: Esta pesquisa contribui para a literatura contábil ao propiciar estudo da relação entre a prática de GI e a crise econômica gerada pela ESPIN. Além disso, auxilia os usuários da informação contábil a melhor avaliar o processo de divulgação contábil no contexto de crise econômica, subsidiando a tomada de decisão.

Referências

Adam, C., Tene, J. K., Cunha, P. R. & Silva, A. (2019, junho). Influência dos traços de personalidade no gerenciamento de impressão da divulgação da informação contábil. In Anais do 13º Congresso Anpcont, São Paulo, SP.

Argenti, P. A. (1996). Corporate communication as a discipline: toward a definition. Management communication quarterly, 10(1), 73-97. https://doi.org/10.1177/0893318996010001005

Beattie, V. (2014). Accounting narratives and the narrative turn in accounting research: Issues, theory, methodology, methods and a research framework. The British Accounting Review, 46(2), 111-134. https://doi.org/10.1016/j.bar.2014.05.001

Brennan, N. M., Guillamon-Saorin, E. & Pierce, A. (2009). Impression management: Developing and illustrating a scheme of analysis for narrative disclosures – a methodological note. Accounting, Auditing & Accountability Journal, 22(5), 789-832. https://doi.org/10.1108/09513570910966379

Bussler, N. R. C., Sausen, J. D. F. C. L., Baggio, D. K., Froemming, L. M. S., & Fernandez, S. B. V. (2017). Responsabilidade social e a governança corporativa: perspectivas de gestão socioambiental nas organizações. Revista de Gestão e Organizações Cooperativas, 4(8), 91-108. https://doi.org/10.5902/2359043227199

Cabral, P. H. D., Pain, P., Souza, R. B. L. & Bianchi, M. (2021). Relação da Previsão de Analistas Financeiros com o Gerenciamento de Impressão. In Anais do 21º USP International Conference In Accounting, São Paulo, SP.

Câmara, S. F., Pinto, F. R., Silva, F. R. & Gerhard, F. (2020). Vulnerabilidade Socioeconômica à COVID-19 em Municípios do Ceará. Revista de Administração Pública, 54(4), 1037-1051. http://dx.doi.org/10.1590/0034-761220200133

Carlsson, S. & Lamti, R. (2015). Tone management and earnings management: a UK evidence of abnormal tone in CEO letters and abnormal accruals. (Dissertação de Mestrado). Universidade de Gotemburgo, Gotemburgo, Suécia.

Cavalheiro, M. O., Victor, F. G., Lerner, A. F. & Grando, R. M. (2021). Gerenciamento de impressão nas companhias abertas listadas na Brasil, bolsa, balcão [B]³: o uso do tom anormal nos relatórios de administração. Revista Gestão E Desenvolvimento, 18(3), 184–211. https://doi.org/10.25112/rgd.v18i3.2453

Cen, Z. & Cai, R. (2013). ‘Impression management’ in Chinese corporations: a study of chairperson's statements from the most and least profitable Chinese companies. Asia Pacific Business Review, 19(4), 490-505. https://doi.org/10.1080/13602381.2013.811825

Cunha, R. K. C. & Silva, C. A. T. (2009). Análise da facilidade de leitura das Demonstrações contábeis das empresas brasileiras: uma investigação do gerenciamento de impressões nas narrativas contábeis. In Anais do 9º Congresso USP Controladoria e Contabilidade, São Paulo, SP.

Dias, A. T., Silva, J. T. M. & Silva, W. A. C. (2020). Análise dos efeitos da rivalidade e do dinamismo na posição competitiva da firma. Brazilian Business Review, 17(4), 362-380. https://doi.org/10.15728/bbr.2020.17.4.1

Espíndula, R. P. & Costa, P. S. (2008). Análise da influência da publicação e da legibilidade dos atos ou fatos relevantes no preço da ação das empresas brasileiras de capital aberto no período de 2002 a 2006. Revista Horizonte Científico, 1(1), 1-21.

Florêncio, W., Batista, F. F. & Reis, C. Q. (2020). Governança Corporativa e desempenhos das ações de empresas do setor comercial em ambiente de crise econômica. Revista Catarinense da Ciência Contábil, 19. https://doi.org/10.16930/2237-766220202977

Goffman, E. (1959). The presentation of self in everyday life. Garden City: Doubleday Anchor Books.

Henry, E. (2008). Are investors influenced by how earnings press releases are written? Journal of Business Communication, 45(4), 363-407.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2019). Em 2017, PIB cresce 1,3% e chega a R$ 6,583 trilhões. Rio de Janeiro: Estatísticas Econômicas.

Lang, M. & Stice-Lawrence, L. (2015). Textual analysis and international financial reporting: Large sample evidence. Journal of Accounting and Economics, 60(2-3), 110-135. https://doi.org/10.1016/j.jacceco.2015.09.002

Martins, G. A. & Theóphilo, C. R. (2009). Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. São Paulo: Atlas.

Mendonça, J. R. & Amantino-de-Andrade, J. (2003) Gerenciamento de impressões: em busca de legitimidade organizacional. Revista de administração de empresas, 43(1), 1-13. https://doi.org/10.1590/S0034-75902003000100005

Merkl-Davies, D. & Brennan, N. (2007). Discretionary disclosure strategies in corporate narratives: Incremental information or impression management? Journal of Accounting Literature, 26, 116-194.

Mohamed, A. A., Gardner, W. L. & Paolillo, J. G. P. (1999). A taxonomy of organizational impression management tactics. Journal of Competitiveness Studies, 7(1), 108.

Penteado, I. A. M. (2013). Gerenciamento de impressão em relatórios de sustentabilidade no Brasil: Uma análise do uso de gráficos (Dissertação de Mestrado). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Silva, C. A. (2018). Breve panorama sobre o setor de comércio no Brasil. Recuperado de: https://economiadeservicos.com/ 2018/06/12/breve-panorama-sobre-o-setor-de-comercio-no -brasil/.

Silva, C. A. T. & Fernandes, J. L. T. (2009). Legibilidade dos fatos relevantes no Brasil. Revista de Administração Contemporânea – RAC Eletrônica, 3(1), 142-159.

Silva, V. M. (2020). Gerenciamento de Impressão e Qualidade das Informações Contábeis: Análise das Empresas Listadas na B3. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB.

Sobreira, K. R., Silva, A. M., Garcia, E. A. & Teodósio, I. R. M. (2021). Reflexos da Pandemia do Coronavírus para a Contabilidade à Luz da Teoria Contratual da Firma. In Anais do 21º USP International Conference in Accounting, São Paulo, SP.

Souza, A. C. (2013). Gerenciamento de impressão no Brasil: uma análise das mensagens dos presidentes publicadas nos relatórios anuais. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC.

Theiss, V. (2019). Alinhamento entre as racionalidades da teoria da atribuição e da legitimidade no gerenciamento de impressão: Uma análise das narrativas contábeis da Samarco Mineração S.A. (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC.

Publicado

22-12-2023

Como Citar

DOS SANTOS OLIVEIRA, F. K., FREITAS DE SOUZA, N., & BARROSO SILVA, R. (2023). Gerenciamento de impressão na pandemia de Covid-19: estudo em empresas do setor comercial listadas na [B]3. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 17(4). https://doi.org/10.17524/repec.v17i4.3335

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)