Motivação acadêmica: perspectiva sob a ótica da Teoria da Autodeterminação

Autores

  • Claudio Marques Doutor em Controladoria e Contabilidade pela USP https://orcid.org/0000-0001-5715-3014
  • Kelly Cristina Mucio Marques Universidade Estadual de Maringá
  • Lilian Moreira de Alvarenga Doutora em Controladoria e Contabilidade pela USP

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v18i3.3363

Palavras-chave:

Motivação de estudantes; Teoria da Autodeterminação; Escala de Motivação Acadêmica (EMA)

Resumo

Objetivo: Verificar em que medida a motivação dos acadêmicos se altera no decorrer do curso de Ciências Contábeis.
Método: Os dados foram coletados durante os anos letivos 2016 a 2021, por levantamento, utilizando a escala de motivação acadêmica (EMA), com base na Teoria da Autodeterminação (TAD). Nas análises foram usadas distribuição de frequência, gráficos boxplot e teste de Wilcoxon pareado. A amostra resultou em 583 participantes, dos quais 163 responderam tanto no primeiro quanto no quarto ano, totalizando
746 respostas. Resultados: Os resultados evidenciaram que a motivação dos acadêmicos se alterou no decorrer do curso. Foi detectada uma queda, estatisticamente significante, na motivação dos fatores: motivação interna de saber e de realização e motivação externa de identificação, bem como um aumento na desmotivação. Contribuições: O estudo contribui ao confirmar que o comportamento de alteração nos níveis motivacionais ao longo do curso foi o mesmo, tanto para alunos que responderam no início e no final do curso quanto para aqueles que responderam apenas no início ou no final. Contribui também ao evidenciar os fatores que sofreram oscilações, permitindo que decisões/ações possam ser tomadas por coordenadores e professores para melhorar os pontos críticos.

Biografia do Autor

Kelly Cristina Mucio Marques, Universidade Estadual de Maringá

Dr em Contabilidade

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Publicado

30-09-2024

Como Citar

Marques, C., Marques, K. C. M., & de Alvarenga, L. M. (2024). Motivação acadêmica: perspectiva sob a ótica da Teoria da Autodeterminação. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 18(3). https://doi.org/10.17524/repec.v18i3.3363

Edição

Seção

Artigos