Estresse do Professor de Contabilidade: Modulação sob a Ótica da Teoria Demanda-Controle-Suporte

Autores

  • Eduardo Mendes Nascimento Universidade Federal de Minas Gerais
  • Edgard Bruno Cornacchione Junior Universidade de São Paulo
  • Marcia Carvalho Garcia Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v15i4.2836

Palavras-chave:

Ensino Superior, Estresse, Docência, Saúde Mental, Ciências Contábeis

Resumo

Objetivo: Identificar e analisar a influência que os níveis de demanda, controle e suporte exercem sobre o estresse autorrelatado pelos docentes dos cursos de Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil.
Método: Utilizou-se de um survey com questões relativas à condição biopsicossocial dos 614 professores participantes, sobre a percepção de estresse destes com o Teacher Stress Inventory, e de demanda, controle e suporte emocional com o Job Demand-Control-Support.

Resultados: O suporte e o controle contribuem, de forma significativa (p<0,01), para diminuir o estresse percebido pelos professores. Contudo, as demandas presentes nas IES contribuem para majorar (p<0,01) o estresse. Foi apurado, também, que a idade, a percepção positiva sobre o estado de saúde mental e a satisfação geral com a profissão e com os próprios alunos são fatores capazes de modular, negativamente, o estresse do professor (p<0,01). Porém, ser mulher, lecionar pela manhã e ser professor em uma IES pública aumentam a percepção de estresse dos respondentes (p<0,01).

Contribuições: Considerando que a capacidade de adaptação das pessoas é limitada, este trabalho permite descortinar as circunstâncias que podem agravar os efeitos causados pelo estresse, tendo em vista o acréscimo de demandas físicas e emocionais, resultando, inclusive, em doenças psicossomáticas. Palavras-chaves: Ensino superior; Estresse; Docência; Saúde mental; Ciências Contábeis.

Biografia do Autor

Eduardo Mendes Nascimento, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Contabilidade e Controladoria pela Universidade de São Paulo (USP) e Professor no Centro de Pós-Graduação em Controladoria, Finanças e Contabilidade (CEPCON) da Universidade Federal de Minas Gerais

Edgard Bruno Cornacchione Junior, Universidade de São Paulo

Possui graduação (1990), mestrado (1994), doutorado (1999) e livre-docência (2004) em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (USP). Concluiu seu segundo doutorado em 2008 pela University of Illinois at Urbana-Champagn (EUA) na área de Human Resource Education (PhD), com pesquisa sobre uso de tecnologias instrucionais avançadas em programas oferecidos na modalidade online e em modelos de treinamento e desenvolvimento. Concluiu pós-doutoramento na University of Illinois at Urbana-Champaign, EUA (2003) e participou do programa Colloquium on Participant-Centered Learning (CPCL) da Harvard Business School, EUA (2004). É professor titular (MS-6) da Universidade de São Paulo (USP).

Marcia Carvalho Garcia, Universidade Federal de São Paulo

Possui graduação em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1989), Mestrado (2004) e Doutorado (2008) em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-Doutorado pela Universidade Federal de São Paulo/Campus Baixada Santista (2014). Colaboradora no Laboratório de Biologia do Estresse-BEST, no Depto de Biociências da Universidade Federal de São Paulo-Unifesp, Campus Baixada Santista. É membro da Sociedade Brasileira de Fisiologia -SBFis e do Comite para Organização do Satélite no International Union Physiology Society-2017. Tem larga experiência no Ensino de Fisiologia (teorico-prático), e em Nutrição, com ênfase em Metabolismo Energético. O constante desenvolvimento na carreira de professor-pesquisador é seu foco.

Referências

Araújo, T. M., Graça, C. C., & Araújo, E. (2003). Estresse ocupacional e saúde: contribuições do Modelo Demanda-Controle, Ciência & Saúde Coletiva, 8(4), 991-1003.
Arnetz, B, B, (1996), Causes of Change in the Health of Populations: a biopsychosocial viewpoint, Social Science & Medicine, 43 (5), 605-608. https://doi.org/10.1016/0277-9536(96)00108-6
Blevins-Knabe, B. (1992). The ethics of dual relationships in higher education. Ethics & Behavior, 2(3), 151-163. https://doi.org/10.1207/s15327019eb0203_2
Boshoff, S. M., Potgieter, J. C., Ellis, S. M., Mentz, K., & Malan, L. (2018). Validation of the Teacher Stress Inventory (TSI) in a multicultural context: The SABPA study. South African Journal of Education, 38(1). https://doi.org/10.15700/saje.v38ns2a1491
Boyle, G. J., Borg, M. G., Falzon, J. M. & Baglioni Jr. A. J, (1995), A structural model of the dimensions of teacher stress, British Journal of Educational Psychology, 65(1), 49-67. https://doi.org/10.1111/j.2044-8279.1995.tb01130.x
Breslow, L. (1972). A quantitative approach to the World Health Organization definition of health: physical, mental and social well-being, International journal of Epidemiology, 1(4), 347-355. https://doi.org/10.1093/ije/1.4.347
Byrne, M., Chughtai, A., Flood, B., Murphy, E., & Willis, P. (2013). Burnout among accounting and finance academics in Ireland, International Journal of Educational Management. 27(2), 127-142. https://doi.org/10.1093/ije/1.4.347
Caeiro, R. M. D. N. (2010). Stress ocupacional e avaliação de desempenho nos professores: contributos para uma psicodinâmica do trabalho. (Dissertação). Universidade de Lisboa.
Carlotto, M. S. (2004). Síndrome de burnoute caraterísticas de cargo em professores universitários. Revista Psicologia Organizações e Trabalho. 4(2), 145-162.
Castro, F. J. G. (2010). Burnout, Projeto de Ser e Paradoxo Organizacional. Tese de Doutorado (Doutorado em Psicologia). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
Clément, L., Fernet, C., Morin, A. J. & Austin, S. (2020). In whom college teachers trust? On the role of specific trust referents and basic psychological needs in optimal functioning at work. Higher Education, 1-20. https://doi.org/10.1007/s10734-019-00496-z
Dalmolin, B. B., Backes, D. S., Zamberlan, C., Schaurich, D., Colomé, J. S., & Gehlen, M. H. (2011). Significados do conceito de saúde na perspectiva de docentes da área da saúde. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, 15(2), 389-394. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452011000200023
Dalri, R. D. C. D. M. (2013). Carga horária de trabalho dos enfermeiros de emergência e sua relação com estresse e cortisol salivar. (Tese). Universidade de São Paulo.
Dunn, P. J. C., Whelton, W. J., & Sharpe, D. (2006). Maladaptive perfectionism, hassles, coping and psychological distress in university professors. Journal of counseling psychology, 53(4), 511. https://psycnet.apa.org/doi/10.1037/0022-0167.53.4.511
El-Alayli, A., Hansen-Brown, A. A., & Ceynar, M. (2018). Dancing backwards in high heels: Female professors experience more work demands and special favor requests, particularly from academically entitled students. Sex Roles, 79(3-4), 136-150. https://doi.org/10.1007/s11199-017-0872-6
El-Sayed, S. H., El-Zeiny, H. H. A. & Adeyemo, D. A. (2014). Relationship between occupational stress, emotional intelligence, and self-efficacy among faculty members in faculty of nursing Zagazig University, Egypt. Journal of Nursing Education and Practice, 4(4), 183.
Faro, A. (2015). Estresse e Distresse: Estudo com a Escala de Faces. Temas em Psicologia, 23 (2), 341-354.
Faro, A, & Pereira, M, E, (2013), Estresse: Revisão narrativa da evolução conceitual, perspetivas teóricas e metodológicas, Psicologia, Saúde & Doenças, 14(1), 78-100.
Folkman, S., Lazarus, R, S., Dunkel-Schetter, C., DeLongis, A., & Gruen, R, J, (1986). Dynamics of a stressful encounter: cognitive appraisal, coping, and encounter outcomes. Journal of personality and social psychology, 50(5), 992-1003. https://psycnet.apa.org/doi/10.1037/0022-3514.50.5.992
Garcia, L. P., & Benevides-Pereira, A. M. T. (2003). Investigando o Burnout em professores universitários, Revista Eletrônica InterAção Psy, 1(1), 76-89.
Graham, J. E., Christian, L. M., & Kiecolt-Glaser, J. K. (2006). Stress, age, and immune function: toward a lifespan approach. Journal of behavioral medicine, 29(4), 389-400. https://doi.org/10.1007/s10865-006-9057-4
Gillespie, N. A., Walsh, M. H. W. A., Winefield, A. H., Dua, J., & Stough, C. (2001). Occupational stress in universities: staff perceptions of the causes, consequences and moderators of stress, Work & stress, 15(1), 53-72. https://doi.org/10.1080/02678370117944
Gmelch, W. H., Wilke, P. K., & Lovrich Jr. N. P. (1986), Dimensions of stress among university faculty: Factor-analytic results from a national study, Research in Higher Education, 24(3), 266-286. https://doi.org/10.1007/BF00992075
Goebel, D. K., & Carlotto, M. S. (2019). Preditores sociodemograficos, laborais e psicossociais da Síndrome de Burnout em docentes de educação a distancia. Avances en Psicología Latinoamericana, 37(2), 295-312. https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.6886
Griffith, J., Steptoe, A., & Cropley, M, (1999), An investigation of coping strategies associated with job stress in teachers, British Journal of Educational Psychology, 69(4), 517-531. https://doi.org/10.1348/000709999157879
Jardilino, J. R. L., do Amaral, D. J., & Lima, D. F. (2010). A Interação Professor-Aluno em Sala de Aula no Ensino Superior: o curso de administração de empresas. Diálogo Educacional, Curitiba, 10(29), 101-119. http://dx.doi.org/10.7213/rde.v10i29.3064
Joye, S., & Wilson, J. H. (2015). Professor age and gender affect student perceptions and grades. Journal of the Scholarship of Teaching and Learning, 126-138.
Karasek Jr. R. A. (1979). Job demands, job decision latitude, and mental strain: Implications for job redesign. Administrative science quarterly, 285-308. https://doi.org/10.2307/2392498
Kataoka, M., Ozawa, K., Tomotake, M., Tanioka, T., & King, B. (2014). Occupational stress and its related factors among university teachers in Japan. Health, 6(05), 299. DOI:10.4236/health.2014.65043
Kimmel, P. (1995). A framework for incorporating critical thinking into accounting education. Journal of Accounting Education. 13(3), 299-318, 15. https://doi.org/10.1016/0748-5751(95)00012-B
Klassen, R. M., & Chiu, M. M. (2010). Effects on teachers' self-efficacy and job
satisfaction: Teacher gender, years of experience, and job stress. Journal of educational Psychology, 102(3), 741. https://doi.org/10.1037/a0019237
Landsbergis, P. A., Schurman, S. J., Israel, B. A., Schnall, P. L., Hugentobler, M. K., Cahill, J. & Baker, D. (1993). Job stress and heart disease: evidence and strategies for prevention. New solutions: a journal of environmental and occupational health policy: NS, 3(4), 42-58. https://doi.org/10.2190%2FNS3.4.d
Lazarus, R. S. & Folkman, S. (1984). Stress, Appraisal and Coping. 1ª ed, Springer: Nova York.
Layte, R., McCrory, C., Cheallaigh, C. N., Bourke, N., Kivimaki, M., Ribeiro, A. I., Stringhini, S. & Vineis, P. (2019). A comparative analysis of the status anxiety hypothesis of socio-economic inequalities in health based on 18,349 individuals in four countries and five cohort studies. Scientific reports, 9(1), 1-12. https://doi.org/10.1038/s41598-018-37440-7
Lima, M. D. F. E. M., & Lima-Filho, D. D. O. (2009). Condições de trabalho e saúde do/a professor/a universitário/a. Ciências & Cognição, 14(3), 62-82.
Lipp, M. E. N. (2005). O Modelo Quadrifásico do Stress, In: Mecanismos Neuropsicofisiológicos do Stress: Teoria e Aplicação Clínica. 2ª ed, São Paulo: Casa do Psicólogo.
Lorenz, V. R., Benatti, M. C. C. & Sabino, M. O. (2010). Burnout e estresse em enfermeiros de um hospital universitário de alta complexidade, Rev, Latino-Am, Enfermagem, 18(6), 1084-91. https://doi.org/10.1590/S0104-11692010000600007
Maslach, C., Jackson, S. E. (1981) The Measurement of Experienced Burnout, Journal of Organizational Behavior, 2(2), 99-113. https://doi.org/10.1002/job.4030020205
Mello, A. M. G., Chorb, D., Faersteinc, E., de S Lopes, C., & Werneckd, G. L. (2004). Versão resumida da “job stress scale”: adaptação para o português. Rev Saúde Pública, 38(2), 164-71.
Moeller, C., & Chung-Yan, G. A. (2013). Effects of social support on professors' work stress. International Journal of Educational Management, 27(3), 188-202. https://doi.org/10.1108/09513541311306431
Nascimento, A. S., Aragão, I. R. B. N., Gomes, C. A. S. & Nova, S. P. D. C. C. (2013). Pesquisa Científica e a Construção do Conhecimento: Possibilidade e Prática ou Utopia?, Revista Evidenciação Contábil & Finanças, 1(2), 106-122.
World Health Organization (WHO). (2015a). Constitution oh the World Health Organization. Disponível em: https://apps.who.int/gb/bd/PDF/bd47/EN/constitution-en.pdf?ua=1, Acessado em: 15 jan. 2021.
____, (2015b). The determinants of health, Disponível em: https://www.who.int/news-room/q-a-detail/determinants-of-health, Acessado em 15 jan. 2021.
Pocinho, M., & Perestrelo, C. X. (2011). Um ensaio sobre burnout, engagement e estratégias de coping na profissão docente. Educação e Pesquisa, 37(3), 513-528. https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000300005
Reddy, G. L., & Poornima, R. (2012). Occupational stress and professional burnout of University Teachers in South India. International Journal of Educational Planning & Administration, 2(2), 109-124.
Reis, E. J., Araújo, T. M. D., Carvalho, F. M., Barbalho, L., & Silva, M. O. (2006). Docência e exaustão emocional. Educação & Sociedade, 27(94), 229-253. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302006000100011
Rocha, Y. A. C., Coelho, J. A., Santos, K. F. & Ferreira, M. S. (2007). RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO, Ciência & Consciência, 2.
Rodríguez, M. C., Hinojosa, L. M. M., & Ramírez, M. T. G. (2014). Evaluación del desempeño docente, estrés y burnout en profesores universitarios/Evaluation of teacher performance, stress and burnout in university professors, Revista actualidades investigativas en educación, 14(1), 16.
Rudow, B, (1999), Stress and burnout in the teaching profession: European studies, issues, and research perspectives, In: Understanding and Preventing Teacher Burnout. Vandenberghe, R., Huberman, A. M. University of Cambridge: Cambridge.
Saeed, K., & Farooqi, Y. A. (2014). Examining the relationship between work life balance, job stress, and job satisfaction among university teachers (A case of University of Gujarat). International Journal of Multidisciplinary Sciences and Engineering, 5(6), 9-14.
Santana, A. L. A. (2011). O perfil do professor de Ciências Contábeis e seu reflexo no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes-um estudo nas universidades federais do Brasil. (Doctoral dissertation, Universidade de São Paulo).
Seidl, E, M, F., & Zannon, C, M, L, D, C, (2004), Qualidade de vida e saúde: aspectos conceituais e metodológicos, Cadernos de saúde pública, 20(2), 580-588.
Silva, J., Morgado, J. & Gomes, C. (2009). Satisfação, stress profissional e colaboração em docentes do 2º e 3º ciclo: Que relações, In: Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (pp, 1286-1301).
Silva, M. F. M. D., Teles, L. M. D. S., Aragão, S. D. B. X., & Silva, C. F. D. L. S, (2014). Estudo avaliativo da predisposição à síndrome de burnout em professores de uma Universidade de Parnaíba-PI. Revista Psicologia e Saúde, 6(2), 28-36. https://doi.org/10.20435/pssa.v6i2.353
Shen, X., Yang, Y. L., Wang, Y., Liu, L., Wang, S., & Wang, L. (2014). The association between occupational stress and depressive symptoms and the mediating role of psychological capital among Chinese university teachers: a cross-sectional study. BMC psychiatry, 14(1), 329. https://doi.org/10.1186/s12888-014-0329-1
Theorell, T., Perski, A., Åkerstedt, T., Sigala, F., Ahlberg-Hultén, G., Svensson, J., & Eneroth, P. (1988). Changes in job strain in relation to changes in physiological state: a longitudinal study, Scandinavian journal of work, environment & health, 189-196.
Tytherleigh, M. Y., Webb, C., Cooper, C. L., & Ricketts, C. (2005). Occupational stress in UK higher education institutions: A comparative study of all staff categories. Higher Education Research & Development, 24(1), 41-61. https://doi.org/10.1080/0729436052000318569
Xu, L. (2019). Teacher–researcher role conflict and burnout among Chinese university teachers: a job demand-resources model perspective. Studies in Higher Education, 44(6), 903-919. https://doi.org/10.1080/03075079.2017.1399261

Publicado

28-12-2021

Como Citar

Nascimento, E. M., Cornacchione Junior, E. B., & Garcia, M. C. (2021). Estresse do Professor de Contabilidade: Modulação sob a Ótica da Teoria Demanda-Controle-Suporte. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 15(4). https://doi.org/10.17524/repec.v15i4.2836