Práticas Comuns na Criação de Vídeos Educacionais
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v15i2.2934Palavras-chave:
vídeo, vídeo-palestras, vídeo online, vídeo educacional, aprendizagem onlineResumo
Objetivo: Apresentar uma análise da produção e usos comuns do vídeo educacional em cursos de ensino superior online.
Método: esta pesquisa seguiu uma abordagem de investigação qualitativa, e os dados vieram de três fontes: dados secundários de registros de comunicação durante a formação docente; análise de 320 vídeos em educação empresarial e seus designs de curso e revisão de literatura.
Resultados: O uso de vídeos para educação, também conhecido como vídeo-aula, passou a ser amplamente utilizado para aulas online e híbridas universitárias nos últimos 10 anos. A prática cresceu com o surgimento do movimento Massive Open Online Course (MOOC) no início da década de 2010 e tornou-se normal durante a pandemia de 2020, quando algumas aulas incorporaram o uso de mini-aulas junto com, ou em vez de aulas online síncronas . O uso de vídeo pré-gravado não é novo, mas é definitivamente uma prática para a qual nenhum ou muito poucos instrutores receberam treinamento quando se preparavam para se tornar professores universitários.
Contribuição: Este artigo tem como objetivo desmistificar a criação de vídeos educacionais, compartilhando o que são práticas comuns na criação de vídeo-palestras e como se preparar para uma experiência de sucesso “diante das câmeras”.
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