Suavização de resultados e o valor de mercado das empresas durante a Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v18i1.3284Palavras-chave:
suavização de resultados, covid-19, valor de mercado, suavização intencional de resultadosResumo
Objetivo: Investigar o efeito do período da pandemia de Covid-19 na prática de suavização intencional de resultados sobre o valor de mercado (VM) das empresas listadas na [B]3.
Metodologia: A amostra compreendeu dados das empresas não financeiras do Novo Mercado, no período de 2017 a 2021. Para o cálculo das variáveis de suavização intencional, foram utilizados os modelos propostos por Lang et al. (2012). As estimações foram realizadas com o uso de painel dinâmico, com Estimador de Momentos Generalizados.
Resultados: O período da pandemia de Covid-19 teve um efeito negativo no VM das empresas. No entanto, nesse período, a suavização intencional geral apresentou redução do seu impacto negativo, enquanto a suavização intencional por accruals teve o seu efeito negativo intensificado. Os resultados sugerem que a redução do nível de operações das empresas no período pandêmico afetou mais intensamente o efeito da prática de suavização geral e menos intensamente a suavização intencional de resultados sobre o valor das empresas.
Contribuições: A pesquisa contribuiu com a literatura sobre a suavização de resultados em países emergentes nos períodos de incerteza e serve como alerta para os efeitos de tais práticas sobre os preços dos ativos na bolsa brasileira.
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