Relevância informacional e rodízio de auditoria: evidências no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v19.e3747

Palavras-chave:

Informação Contábil, Auditoria Independente, Value Relevance

Resumo

Objetivo: Este estudo investiga se o rodízio de auditoria externa fornece conteúdo informativo incremental para os participantes do mercado de capitais brasileiro.

Método: Esta pesquisa emprega o modelo de value relevance de Collins et al. (1997) em uma amostra de 402 empresas (2.680 observações) listadas na B3 entre 2010 e 2021. As variáveis do rodízio foram obtidas nos Formulários de Referência e classificadas conforme o tipo (firma ou sócio), a natureza (voluntária ou obrigatória) e o porte da firma (BIG4 ou não-BIG4).

Resultados: Os resultados demonstram comportamento assimétrico do mercado de capitais às informações do rodízio de auditoria. O rodízio de sócios signatários é positivamente relevante. Enquanto isso, o rodízio obrigatório não se mostrou relevante. Os resultados revelaram também que a substituição de firmas não-BIG4 para firmas BIG4 é percebida como relevante, enquanto qualquer mudança para firmas não-BIG4 provoca resposta negativa dos investidores.

Contribuições: Este estudo contribui ao demonstrar que o rodízio de auditoria configura um aspecto contábil relevante para a formação de valor no mercado, pois se trata de mecanismo informacional que sinaliza aos investidores a confiabilidade dos números contábeis divulgados; além da probabilidade de detecção e reporte de desvios nas práticas contábeis.

Traduções deste artigo

Biografia do Autor

Cauã Dantas Cavalcante Gama e Silva, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduando em Administração pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, bolsista de Iniciação Científica pelo CNPQ com o projeto “Qualidade da auditoria independente e value-relevance no mercado de capitais brasileiro” desde 2022. Atuou, durante o período de 2021, como bolsista do Programa de Iniciação a Docência (PID), como monitor da disciplina de Matemática Aplicada à Administração. Além disso, tem interesse nas áreas de ciência política e economia.

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Paulo Henrique Nobre Parente, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor (2019) em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (PPGCC-UFPB), Mestre (2015) em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (PPAC-UFC) e Graduado (2012) em Ciências Contábeis também pela Universidade Federal do Ceará (FEAAC-UFC). Professor Adjunto do Departamento de Administração, com atuação no curso de graduação (FEAAC-UFC) e pós-graduação Acadêmico e Profissional (PPAC-UFC). Coordenador (Vice-Coordenador) do Curso de Administração Diurno (Noturno) da FEAAC/UFC. Além disso, coordena projeto de pesquisa com financiamento externo pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Foi professor efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) no período entre janeiro de 2016 e novembro de 2020. Foi professor substituto na Universidade Estadual do Ceará (UECE) no período entre junho e dezembro de 2015. É autor e revisor de artigos de eventos e periódicos na área de Administração e Contabilidade. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade do lucro, contabilidade financeira e divulgação voluntária. Além disso, tem interesse em pesquisas que versam nos seguintes temas: conexão política e eficiência governamental.

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José Glauber Cavalcante dos Santos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor Adjunto do Departamento de Contabilidade da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC/UFC). Doutor em Administração e Controladoria, linha de pesquisa: Contabilidade, Controladoria e Finanças (UFC, 2020). Mestre em Administração e Controladoria (UFC, 2015). Graduação em Ciências Contábeis (UFC, 2012). Atua na coordenação de projetos de iniciação à docência, iniciação científica e extensão no âmbito da UFC. Desenvolve pesquisa relacionada aos seus principais tópicos de interesse: i) Relevância informacional contábil (value-relevance), ii) Ativos intangíveis, iii) Evidenciação e desempenho ambiental empresarial, iv) Governança corporativa; v) Finanças do futebol. Iniciou na docência em 2014, acumulando experiência nas modalidades presencial e a distância. Tem passagem pelas áreas da gestão e da contabilidade nos setores público e privado.

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Márcia Martins Mendes De Luca, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Fortaleza (1985), Mestrado (1991) e Doutorado (1997) em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo. Estágio pós-doutoral na University of Illinois at Urbana-Champaign (UIUC), Illinois (EUA), 2018-2019. Professora Titular da Universidade Federal do Ceará, com atuação no curso de graduação em Ciências Contábeis. Membro do Comitê de Assessoramento de Administração, Contabilidade e Economia, do CNPq, período 7/2022-6/2024. Coordenadora Adjunta dos Programas Acadêmicos da Área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, da CAPES, no período 2011-2013 e 2014-2017. Membro da Comissão para estudo, desenvolvimento e estímulo ao conhecimento filosófico, científico e tecnológico da Ciência Contábil, do Conselho Federal de Contabilidade, 2019. Membro da Comissão para Análise de Processos de Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos de Ciências Contábeis, do Conselho Federal de Contabilidade, junto ao MEC, período 2010-2018. Membro da Comissão Assessora do INEP do curso de Ciências Contábeis, para o ENADE 2012-2014. Experiência na área de Contabilidade e Controladoria, atuando em pesquisas e produção científica com ênfase nos seguintes temas: contabilidade financeira, auditoria, governança corporativa, responsabilidade socioambiental corporativa e educação na área contábil.

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https://doi.org/10.1177/0148558X14544505

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Publicado

16-12-2025

Como Citar

Gama e Silva, C. D. C., Parente, P. H. N., Santos, J. G. C. dos, & De Luca, M. M. M. (2025). Relevância informacional e rodízio de auditoria: evidências no Brasil. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 19. https://doi.org/10.17524/repec.v19.e3747