UMA APLICAÇÃO DA TÉCNICA DELPHI NO MAPEAMENTO DAS DIMENSÕES DAS QUALIFICAÇÕES DOCENTES NA ÁREA CONTÁBIL

Autores

  • Gilberto José Miranda Professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Silvia Pereira de Castro Casa Nova Professora da Universidade de São Paulo
  • Edgard Bruno Cornacchione Junior Professor titular da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v8i2.1009

Palavras-chave:

Ensino. Contabilidade. Qualificações docentes. Técnica Delphi.

Resumo

A avaliação das qualificações docentes tem sido um tema recorrente na literatura e não sem controvérsias. Este estudo se propõe a conhecer e analisar as percepções de um grupo de especialistas da área contábil sobre as dimensões das qualificações docentes consideradas essenciais na educação superior contábil na contemporaneidade, utilizando-se da técnica Delphi. Para tanto, foi formada uma comissão de 21 especialistas nacionais e estrangeiros, com formação heterogênea, representativa das dimensões da qualificação docente que se pretendia analisar. Foram necessárias três rodadas para que se atingisse o consenso. Os resultados indicaram que a qualificação acadêmica ficou composta por fatores relativos à titulação, pesquisa e publicação; a qualificação profissional por fatores relativos à experiência profissional e credenciais; e a qualificação pedagógica por fatores relacionados ao apoio institucional, experiência no ensino e formação continuada. Também pode ser verificado que a formação acadêmica é a formação mais valorizada pela comissão completa, alcançando 46,7% dos especialistas pesquisados.

Biografia do Autor

Gilberto José Miranda, Professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutor em Controladoria e Contabilidade (USP)

Silvia Pereira de Castro Casa Nova, Professora da Universidade de São Paulo

Pós-Doutorado em Contabilidade (EAESP-FGV)

Edgard Bruno Cornacchione Junior, Professor titular da Universidade de São Paulo

Livre docente e Doutor em Ciências Contábeis pela USP, Ph.D. em Educação pela Universidade de Illinois

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Publicado

21-05-2014

Como Citar

Miranda, G. J., Casa Nova, S. P. de C., & Cornacchione Junior, E. B. (2014). UMA APLICAÇÃO DA TÉCNICA DELPHI NO MAPEAMENTO DAS DIMENSÕES DAS QUALIFICAÇÕES DOCENTES NA ÁREA CONTÁBIL. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 8(2). https://doi.org/10.17524/repec.v8i2.1009

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